quarta-feira, 26 de maio de 2010

Respect traz novamente a essência da cultura eletrônica

Paixão a primeira “ida”, é exatamente esse o sentimento que tenho com a paulista Respect. Já havia lido e escutado comentário sobre a festa, mas fui pela primeira vez na edição de Março/10 (veja as fotos) e realmente tudo o que me disseram da festa é real. O núcleo conseguiu trazer novamente a essencia da cultura e da música eletrônica, mostrou que é possível realizar uma festa de qualidade com um line 100% nacional e outros detalhes que só estando presente em uma edição para sentir.

A próxima edição já está marcada \o/, será no dia 14.08 – que presente de aniversário (15) - para quem nunca foi em uma Respect fica o convite. Para quem já foi não é necessário esse convite pois já sabe muito bem o que representa essa festa. O line up desta edição já foi divulgado, veja abaixo, meus destaques ficam por conta de Onion Brain (Prog Dark que conheci no UP#10), Man 2 Deep, Zaghini, 2012, Xibalba, Caramaschi, Odisseo… ahhhh vale a pena abrir e fechar a festa.

 

 

   

DANCE FLOOR
23:00     Onion Brain – Live (myspace.com/onionbrain)
00:00     Sutemi vs Boteon (myspace.com/sutemidj / myspace.com/antimateria)
01:30     Ikpeng (Mind Tweakers Rec/ 2to6 Rec) - Live (myspace.com/ikpeng)
02:30     Killer Buds - Live (myspace.com/killerbudsmusic)
03:30     Nitrous (myspace.com/djnitrouss)
04:30     Drex vs Eder Fm (myspace.com/djdr3x / myspace.com/djederfm)
05:30     Simulation – Live (myspace.com/simulationpsytrance)
06:30     Modi vs Wev (myspace.com/djmodibr)
07:30     Space Tribe – Live (myspace.com/spacetribemusic)
09:00     Man 2 Deep – Live (myspace.com/men2deep)
10:00     Zaghini (myspace.com/zaghinidj)
11:00     2012 – Live (myspace.com/2012live)
12:00     Pragmatix – Live (myspace.com/pragmatixmusic)
13:00     Xibalba - Live (myspace.com/00hamelin00)
14:00     Caramaschi – (myspace.com/caramaschi)
15:00     Odiseo – Live (myspace.com/djodiseo)
16:00     Pakman – Live (myspace.com/pakmanlive)
17:00     Dre (myspace.com/andreguazzelli)
18:00     Fabio Leal vs Edu Lima (myspace.com/fabioleal)

ALTERNATIVA & CHILL OUT
23:00   Felipe Soares (myspace.com/djfelipesoares)
00:30   Angelo Fracalanza - Live (myspace.com/djangelof)
01:30   13Th Floor  (myspace.com/13thfloorakadjteko)
02:30   Gustavo Condé vs Biel (myspace.com/djgustavoconde / myspace.com/trancebiel)
04:00   Alex S (myspace/alexspgroove)
05:00   Kitty (myspace.com/djkitty007)
06:00   Hamelin (myspace.com/00hamelin00)
07:00   Rosa Ventura (myspace.com/djrosaventura)
08:00   Rica Amaral (myspace.com/djricaamaral)
09:00   Grooverdose - Live (myspace.com/grooverdose1)
10:00   Eder Fm & Jimmy Luv - Live Sound System (myspace.com/djederfm / myspace.com/jimmyluv7)
11:00   Tonny Tchang (myspace.com/tonnychang)
12:00   Planta e  Raiz - Banda (myspace.com/plantaeraiz)
13:00   Buguinha Dub (Nação Zumbi) - Live (myspace.com/buguinhadub)
14:30   Pedra Branca - Banda (myspace.com/pedrabranca)
15:30   Sallun (myspace.com/lucianosallun)
16:30   Akilez (myspace.com/samplervagabundo)
17:30   Ricardinho vs Murilo Ganesh (myspace.com/muriloganesh)

LEIA MAIS [...]

quarta-feira, 19 de maio de 2010

O último que sair, desligue o som

Após quase sete anos, conhecendo pessoas, cidades e aprendendo um pouco mais sobre o mundo eletrônico chegou a hora de “abandonar o barco”. Talvez esteja ficando velho para continuar freqüentando as festas, muito seletivo ou talvez, como diz minha mãe, criando juízo – prefiro acreditar que seja a última opção –.

Já faz alguns meses que perdi a vontade de registrar as festas conhecidas como comerciais. Comecei a freqüentá-las em 2004 e me apaixonei pela cultura que envolvia esse tipo de evento, a paixão foi tão grande que até meu Trabalho de Conclusão de Curso teve como tema principal a cena eletrônica. Durantes esses anos pude assistir projetos como Skazi, Infected írem de ídolos à “chacotas”; presenciei o surgimento de tendas alternativas em um ambiente dominado pelo Full On; ouvi a imprensa divulgar notícias preconceituosas sobre o cenário e acompanhei o “boom” das raves.

Para mim esse ‘crescimento’ teve suas vantagens para o cenário como o surgimento de núcleos sérios e com isso abrindo uma concorrência em busca de se organizar “a melhor festa”, porém surgiram também núcleos formados por pessoas que vêem as festas apenas como uma possibilidade de ganhar dinheiro fácil. Esse boom também foi o responsável pela inclusão de pessoas que viram as raves apenas como um local ‘livre’ para o consumo de drogas, alguns inclusive se vangloriam em redes sociais por terem tomado ‘x’ doces e ‘y’ balas em uma só festa.

 

Atualmente as festas são realizadas em lugares diferentes, possuem diversos nomes, mas as fotos são sempre ‘iguais’. Se colocar minhas ultimas fotos lado a lado, sem alguma identificação de data, cidade ou festa eu mesmo não consigo dizer de qual evento é. As raves tornaram-se um lugar ideal para exibir aquela cueca da Calvin Klein, aqueles mililitros de silicone, o resultado de horas de academia e alguns segundos de aplicação de bomba, aquela fantasia do carnaval passado ou até mesmo aqueles passinhos ensaiados (rebolation, sensualiza). Posso dizer que hoje as festas foram tomadas por uma geração de jovens de muito dinheiro, pouca ideologia e nenhuma consciência.


Hoje em dia não temos mais o argumento de que as raves reúnem milhares de pessoas e não existem brigas, furtos ou coisas do gênero. As pessoas não se importam mais com as outras, antes se alguma pessoa estava sentada no chão era comum alguém parar e perguntar se estava tudo bem ou se queria alguma coisa, agora quando se senta no chão tem que tomar cuidado para não ser pisoteado.

Continuarei freqüentando algumas festas como a Tribal Tech que, na minha opinião, deu um passo importantíssimo, no ano passado quando incluiu um pouco mais de cultura em seus eventos; a Respect que atualmente considero uma das melhores festas, pela organização, line up e principalmente pela magia que ela passa para seu público. Não posso deixar de mencionar os festivais, sejam de três ou sete dias, sejam em São Paulo, Bahia ou Portugal, mas que só quem já esteve em um para entender o que se sente lá dentro.

Gostaria de agradecer a todas as pessoas que conheci durante esses anos – não vou citar nomes, pois com certeza esquecerei alguns – aos núcleos No Limits, Kaballah, T2 por todo o apoio concedido e lógico não poderia de esquecer um vai tomar no ## para todos os “pseudotrancers” que conseguiram fo#d## de vez com essa magia que envolve o cenário.

LEIA MAIS [...]