terça-feira, 29 de junho de 2010

Boom in Motion – Um pouco do Boom Festival 2010

Sonho da maioria dos amantes (se não de todos) da cultura eletrônica, a edição de 2010 do Boom Festival está chegando. Para matar um pouco da curiosidade dos “sortudos” que estarão em terras portuguesas durante o mês de agosto e para atiçar a vontade daqueles que ainda sonham a organização divulgou um video mostrando um o novo lugar e um pouco dos projetos que tornam o Boom um festival auto sustentável.

LEIA MAIS [...]

sábado, 26 de junho de 2010

Cycles vício aos 17:16

Sabe aqueles SETs que você baixa e/ou recebe através do MSN, depois joga no iPod no meio de tantas outras tracks e que quando ele começa a tocar você rapidamente olha para o player para ver o artista e sente vontade de levantar e sair pulando? É exatamente essas sensações que tive quando Cycles, da Ary aka Mallory Knox, começou a tocar essa semana no meu.

Ouvi pela primeira vez o som da Ary no Magic Paradise Festival, enquanto o DARK confundia a mente da maioria na pista principal, a DJane, com seus dreads, mostrava o lado “alternativo” do festival com um SET minimalistico.

Cycles é um SET de pouco mais de meia hora e que nos deixa com aquela vontade de “quero mais”. Vale a pena baixar e colocar para tocar enquanto vai para o trabalho, balada, faculdade, colégio, academia ou até mesmo naquele almoço de domingo na casa da vó.

Destaque para o vocal de “Xenia Beliayeva – Momentan” que entra próximo aos 17:16.

Download

Saiba mais:

Personalidade forte e ousada, características que fazem parte dos seus sets marcantes, com fortes tendências minimalistas e sensuais melodias. Sua dedicação reflete os bons resultados que vem colecionando. Atualmente faz parte do casting de artistas da Numark, ao lado de grandes nomes como Birdy Nam e Pascal FEOS, representando oficialmente a renomada marca no Brasil.

Aryela Carvalho aka Mallory Knox é formada pelo Instituto de Música eletrônica DUB MUSIC, escola de Djs de grande destaque em São Paulo, e pela Universidade Anhembi Morumbi aonde se especializou e concluiu o curso de produção de Música eletrônica.

Em sua bagagem trás lembranças de vários lugares aonde teve a oportunidade de se apresentar como Santa Catarina, Mato Grosso do Sul, Bahia, Rio de Janeiro, São Paulo, Minas Gerais... Destacando-se entre grandes festas e festivais.

Em 2008 se apresentou no Stand da Pionner na renomada Feira Internacional de Música EXPOMUSIC e em 2009 participou da produção e apresentação da atrevida performance da estilista sul-africana Sakina M'Sa no prédio da Bienal do Parque Ibirapuera no também renomado evento de moda São Paulo Fashion Week.

Atualmente trabalha em parceria com a NUMARK, realizando seminários e workshops pelo Brasil, sempre direcionados à indústria da música eletrônica.

Conheça seu outro projeto: MALICE, uma mistura excelente de diversos gêneros musicais, em parceria com 4 amigos, que começou em 2009 como um trabalho de conclusão de curso da sua faculdade.

LEIA MAIS [...]

terça-feira, 22 de junho de 2010

Próxima edição do Festival Respect se inspira no ano internacional da biodiversidade

Em sincronia ao Ano Internacional da Biodiversidade declarado pela ONU (link), a fim de estipular metas e usar indicadores mais mensuráveis para reduzir a taxa de perda de espécies que vem crescendo exponencialmente, o festival RESPECT acontece no dia 14 de agosto de 2010.

Mas o que uma coisa tem a ver com a outra?
Conhecido como um festival que promove o Encontro Multicultural e Ecológico e espelhado nos festivais-referência de Arte e Cultura Alternativa do Planeta, o núcleo organizador intitulado ECO-RESPECT segue fiel sua posição de movimento cultural para propor a mudança de comportamento através da arte educação. Unindo conscientização ao entretenimento, o festival faz jus ao nome e dissemina em toda edição, formas criativas e conscientes de transmitir mensagens que ampliem a consciência ecológica através da música eletrônica.

Toda a comunicação artística do festival é elaborada com materiais reaproveitados que não agridem o meio ambiente. As suas famosas intervenções têm também um papel importante na interação do público com a proposta do evento. Ativar a conexão consigo mesmo também faz parte de todo o processo. Só indo para saber.

Nesta próxima edição que acontece em Itú, nomes fortes da cena mundial e nacional do trance se apresentam no mainstage, assim como as portas se abrem também para vertentes do techno progressivo.

O agradável chill out toma mais espaço dessa vez com grandes surpresas do reggae e dub para unir o público alternativo num mesmo evento. Aguardem, em breve detalhes de cada novidade!

Serviço:
Respect 2010
Data:
14/08/2010
Horário: 22h00
Local: Vale das Brisas - Itú-SP
Cidade: São Paulo-SP

Programação:
22hs ABERTURA CAMPING & ESPAÇO GAIA
23hs INÍCIO ALTERNATIVA & CHILL OUT + DANCE FLOOR

Por: Telma Braga - Miki Malka

Saiba mais:
Respect traz novamente a essência da cultura eletrônica

LEIA MAIS [...]

quinta-feira, 17 de junho de 2010

Magnetronic (review)

Namorados, solteiros, casados, enrolados, porém todos amantes da música eletrônica se reuniram no último dia 12 de junho na Magnetronic para acompanhar o renascimento da cena em Santa Catarina. O local escolhido para essa celebração foi o Life Club que ganhou ares de festival graças às mãos do catarinense Belém, do Sound System, das apresentações do circoloko e ao line up escolhido a dedo pelos organizadores.

A decoração foi o grande destaque da Magnetronic, com muitos panos e luz negra, Belém o modificou totalmente o visual do clube catarinense, o público de pouco mais de duas mil pessoas já era surpreendida com essa arte – que ultimamente está se tornando cada vez mais rara nas festas – logo na entrada. Um tecido na forma de “escamas” dava a sensação de que éramos envolvidos pelo mesmo e como se estivéssemos passando por dentro de um túnel até chegar ao solo sagrado – a pista de dança.

Enquanto o trio do The First Stone – formado por Gustavo Manfroni (Burn in Noise), Swarup e DJ Zumbi – tocava suas tracks o pessoal do circoloko se apresentava no centro da pista com suas fantasias e seus malabares de neon e fogo o que com certeza, fez muitas mentes entrarem no disco voador formado pela união da decoração e luzes e ficassem fora de órbita por alguns momentos.

Para os admiradores de Sound System fortes, os 40 mil watts rms instalados na pista foram suficientes para sentir o corpo tremer com os graves e respirar fundo nos agudos. As caixas colocadas nas laterais agradaram aqueles que detestam ficar grudados na frente do palco, em toda a extensão da pista tinha-se um som limpo, lembrando um pouco “turbo sound” implantado em algumas edições da Tribe. Durante toda a festa e mesmo após o término era impossível não ouvir elogios sobre o som implantando na Magnetronic.

A festa foi dividida em duas partes, a primeira contou com Swarup, Burn in Noise e The First Stone como os headliners, Xpiral e também com o ‘locais’ Cassiano Cruz, Overclock, Anjinho e Bresciani. O full on groove era a preferência dos DJs na hora de tirar o CD de suas cases ou no live com seus MACs ou PCs. A noite acelerada foi dando lugar a luz do dia e ao low BPM e assim iniciava-se o “after party” com destaque para o b2b entre Alex Full e Tomaz que contagiaram os “sobreviventes” com tracks que iam de Felguk a Neelix.

Criada em 2003 pelos DJs Bresciani e Gallo com a intenção de realizar encontros mágicos com arte e música, a Magnetronic ainda mantém a essência da cultura eletrônica. Cultura essa que foi se perdendo em Santa Catarina com o passar dos anos devido ao preconceito por parte de algumas autoridades que chegaram a proibir as festas dentro do Estado e também por pessoas que enxergam as festas apenas como uma maneira de ganhar dinheiro.

veja mais fotos.

LEIA MAIS [...]

domingo, 6 de junho de 2010

Mixtape: as origens do trance

Por: Jade Augusto Cola - Rraurl

Portal convida Dave Mothersole para set com raridades das festas em Goa (Índia) nos anos 80; DJ inglês também contou relato da versatilidade dos sons (e das trips) que rolavam por lá

O portal britânico de música eletrônica Bleep.43 publicou no mês de abril um material especial interessantíssimo sobre as origens da psicodelia na música eletrônica e a gênesa da própria música trance.

Trata-se de uma mixtape de 2 horas sobre os sons dos anos 80 que, nas festas open-air de Goa (Índia), ajudaram a fundamentar o hippismo (psy)trance e fundamentaram as raves como as conhecemos hoje. Selecionado e mixado por Dave Mothersale, inglês de destaque na cena tech-house, a mixtape veio acompanhada do relato pessoal de Mothersale (em inglês) sobre suas experiências em duas temporadas de verão na cidade indiana a partir de 1986.

Tanto a mixtape quanto o relato do DJ são interessantes para observar como a dance music dos anos 80 foi a fonte da progressão trance e das viagens psicodélicas que geraram o lado mais xamânico da dance music. New wave, italo, EBM, synth pop, goth, electro, new beat e o dueto house/techno eram pontos de partida para DJs pioneiros como Laurent e Gil para criarem infindáveis horas de música hipnótica, que casavam perfeitamente com a brisa quente e úmida do Oceano Índico.

"Remover os vocais era algo muito importante, já que eles eram uma distração na piração de quem dançava", conta Mothersole, apontando como os edits e as mixagens em fitas K7 e DAT eram o substrato sonoro dos DJs - o calor intenso vetava o uso de vinis, que derretiam. Goa Gil, na ativa até hoje, ainda faz questão de tocar seus intermináveis sets em DAT (saiba mais).


Old Rare Goa Party 2/3 (acredita-se ser este vídeo o único relato na web de Laurent tocando em uma festa de Goa)

O relato de Mothersole é amplo e bem escrito, e não faltam história sobre turistas europeus que mudaram suas vidas para sempre em viagens de ácido líquido e o assombro com aquele tipo de música que surgia ali - um dos personagens seria o tal Dr. Bobby, organizador das festas por lá e que é o pai de Tiga (ele falou sobre Goa ao rraurl em 2009).

A origem de Goa como reduto de freaks remete aos anos 70, em que shows improvisados de rock psicodélico aconteciam em suas praias. Com a fusão perfeita entre sons non-stop e viajandões, a própria cultura psicodélica teve, com a dance music nos anos 80, um desdobramento tão hippie quanto suas próprias origens dos anos 60. A verve mítica indiana, o LSD e a natureza local só contribuiram para a evolução desta cultura e desta música.

TRACKLIST
Podcast 165 - The Roots of Trance
DAVE MOTHERSOLE - BLEEP43.COM

link MP3 original

Trecho: "Muitos dos maiores hits de Goa durante os anos 80 eram re-editados à exaustão, geralmente estirpados vocais indesejados, mas também com as partes rítmicas ganhando extensão. Os re-edits de Laurent para "Living on the Ceiling" (Blancmange), "Hurts" (Boytronic) e "Sex Dwarf" (Soft Cell) são exemplos legendários. Remover os vocais era algo muito importante, já que eles eram uma distração na piração de quem dançava. No entanto, isso dependia do tipo de vocal. Tudo que soava muito pop estava fora, mas cantos mais abstratos eram apreciados, especialmente se tocados em um estilo de voz 'new wave'. Então nomes como Depeche Mode, Psyche e Front 242 eram tocados frequentemente com os vocais intactos, enquanto Den Harrow, por exemplo, não era." (texto original)

01) Syntech - "Discontented" (Hotsound)
02) Nux Nemo - "Hiroshima" (Clip)
03) Neon - "Voices" (Target)
04) Public Relations - "Public Relations" (Another Side)
05) Poesie Noire - "Timber - Instrumental" (Antler)
06) Koto - "Jabdah - Long Version" (Memory)
07) Laser Dance - "Humanoid Invasion" (Hotsound)
08) D'Bop - "Dirty Harry - Instrumental" (Subway)
09) Zwischenfall - "Flucht" (Les Disques Du Crepuscule)
10) Mark Shreeve - "Legion - Razor Mix" (Jive)
11) Bappi Lahiri - "Habiba" (Hi-Hat)
12) Alien Sex Fiend - "The Impossible Mission" (Plagiarism)
13) Laser Cowboys - "Radioactivity - From The Ucraine" (ItaloHeat)
14) Boytronic - "Communicate" (Metronome)
15) Psyche - "Unveiling The Secret - The Razormaid Mix" (New Rose)
16) Chris & Cosey - "Exotika - Remix" (Play It Again Sam)
17) DAF - "Program It - Instrumental" (Dean)
18) New Order - "True Dub" (Factory)
19) 4You - "Dragon Beats" (Durium)
20) Cabaret Voltaire - "Don't Argue - Francois Kevorkian & Micheal Hutchinson Mix" (Manhatan)
21) New Design - "Some Like It Hot" (MG)
22) Sandy Marton - "White Storm In The Jungle" (Ibiza)
23) Jean-Michel Jarre - "Zoolookologie" (Polydor)

FONTE: http://rraurl.com

LEIA MAIS [...]