quinta-feira, 24 de dezembro de 2009

Caça às bruxas: Respect cancelada e manifesto da organização

Infelizmente, mais um capítulo da contínua caça às bruxas às festas de música eletrônica e raves teve lugar no último fim de semana. No dia 19 de dezembro, a festa Respect, que deveria apresentar para o público presente em Suzano – SP as batidas psicodélicas de Twenty Eight, Space Tribe, Odiseo, entre outros, foi lacrada em cima da hora, em mais um sórdido exemplo de truculência , abuso e manipulação da máquina pública contra legítimas manifestações culturais.

Inevitável o adiamento da festa, o núcleo responsável pela organização divulgou o comunicado abaixo. Confiram-no na íntegra:

“ORGANIZADORES DO FESTIVAL RESPECT SÃO VÍTIMAS DE GOLPE DOS ÓRGÃOS MUNICIPAIS DE SUZANO

Foi neste fim de semana que o núcleo organizador do festival Respect constatou que o preconceito, censura e arquitetura de interesses por parte dos órgãos do município de Suzano (SP) usam verdadeiras artimanhas para embargar o tipo de evento que mais antipatizam: as festas de música eletrônica.

Com toda produção impecável, segurança e estrutura perfeitamente projetadas e funcionários a postos, a festa Respect programada para acontecer no último dia 19 de dezembro no sítio da Vovó Marta em Suzano, não ocorreu injustamente devido a uma notificação recebida 1h e 19 min antes de abrir as portas ao público: a secretaria municipal afirmou que o alvará já concedido no dia 18, não tinha mais validade.

Motivo? A falta do AVCB, protocolo de vistoria que, agendada para o dia 17 de dezembro, não teve o comparecimento do corpo de bombeiros. Devido a essa falta, os organizadores do evento tomaram providências para que a destemida vistoria acontecesse o mais rápido possível, ficando então, reagendada para o próprio dia 18 a noite.

Com todas as exigências em vigor de estrutura e segurança, a vistoria remarcada foi IMPEDIDA antes mesmo de sua conclusão pelo secretário público que, acompanhado da polícia e da TV Globo local, afirmou que o festival não iria acontecer pela falta de alvará. Detalhe: o alvará já estava nas mãos dos organizadores e só perdeu sua validez pela falta de conclusão da vistoria, primeiramente não realizada pelo não comparecimento do corpo de bombeiros na data agendada e que, quando estiveram presentes em outro dia, foram impedidos de realizarem seu trabalho.

De mãos atadas, couberam aos organizadores recorrer a uma liminar de segurança enviada ao fórum de Mogi na qual foi negada.

Todo esse sensacionalismo apresentado no resumo contraditório pela 4ª VARA CÍVEL DA COMARCA DE SUZANO, é exemplificado no trecho “impedir a realização de festa rave neste município, sob fundamento de que o poder público não foi avisado anteriormente da referida festa”, não tem fundamento. Desde o dia 02 de dezembro/2009 todos os órgãos da Polícia Militar, Guarda Municipal, Delegacia e Departamento de trânsito foram notificados do evento, com todas as informações que precisam saber como prova de que o festival Respect poderia acontecer pois atendia todas as necessidades demandadas pelo Ministério Público.

Neste mesmo documento ficamos sem entender quando lemos: “nem mesmo estrutura mínima para segurança dos participantes, os quais normalmente são crianças e adolescentes”. A vistoria que comprova as ótimas condições para a realização do evento foi ignorada, manipulada e dissimulada. Além disso, como todos já sabem, a venda de ingressos só acontece para maiores de 18 anos, não permitindo a entrada de crianças e adolescentes, como foi citado pelo diretor de receita.

A bela estratégia amarrada entre todos os órgãos de Suzano/SP para finalmente conseguir uma boa verba, tem multa diária de R$ 200.000,00. O curioso de tudo é receber com exatidão de tempo ligações suspeitas por um escritório de advocacia que por “apenas” R$ 60.000,00, talvezpudesse remanejar todo o cenário e fazer acontecer o evento.

O objetivo deste comunicado é justificar o embargamento do evento e ilustrar que, de forma alguma, foi pela inexperiência ou falta de profissionalismo dos organizadores, pelo contrário. Também um sincero pedido de desculpas aos que compareceram no local por não terem sido avisados a tempo e aos que, assim como nós, gostariam muito que o festival tivesse acontecido, sabemos que teria sido um momento único de celebração, assim como todas as outras edições foram.

A Respect se sente em dívida com o seu público e precisa de seu reconhecimento para que a festa ainda continue. Considerem um adiamento do festival programado para o início de 2010, com mais atrações, estrutura e decor que irão comprovar porque o núcleo é respeitado e admirado na cena de música eletrônica do Brasil. Contamos com vocês neste momento para que entendam nossa frustração e juntos, com certeza, iremos fazer de nossa 9a edição a melhor da história da Respect!

Sobre os ingressos, os mesmos que seriam utilizados na entrada desta edição no dia 19/12 poderão ser utilizados para a nova data, que deverá ser divulgada em janeiro/10. Quem comprou o ingresso e não puder comparecer nesta próxima data ainda a ser definida, providenciaremos a devolução do dinheiro após o acontecimento da mesma.

Aguardem novidades em breve no site: www.respect.art.br

E que venha 2010!

Fonte: Psicodelia

5 comentários:

Anônimo disse...

Nao há duvidas, a corrupçao domina o país.

Anônimo disse...

esaa é ha merdaaa desee paisss bando de fdp.....

Anônimo disse...

enquanto isso os bailes funk sao divulgados pela globo como uma festa de pessoas boas ????????????

Anônimo disse...

Suzano deveria ser banida do circuito eletrônico !!! Nunca mais ser cogitada a ter o previlégio de uma festa eletrônica de nível !!!! Corrupção, manipulação, isso tudo é um nojo !!! Cabeça retrógada de secretários que são movidos a grana !!!

Anônimo disse...

chegamos a niveis de corrupção no pais q nao tem mais volta ... eh isso ae galera eh bom começar a se acostumar cada vez mais vezes teremos casos assim. Como disse nosso amigo a globo divulga bailes funks como boas pedidas. Quando digo que no brasil temos a maior inversao de valores q existe me criticam. Mas o que esperar de um pais q tem o bandido como heroi, a policia como ladrao e ter como personalidades que ganham filmes a bruna surfistinha ... eh o poste mijando no cachorro ...

Postar um comentário