sábado, 26 de dezembro de 2009

Gotan Project

Batizado a partir da inversão das sílabas da palavra "tango", o grupo propõe uma fresca aproximação ao gênero tradicional. O DJ francês Phillippe Cohen-Solal foi o fundador do grupo. Compositor, particularmente de música house, se junta ao suíço Christoph Müller, conhecido das eletrônicas sofisticadas. Em 1995 começam a trabalhar como produtores e engenheiros de som e criam a editora "Ya Basta!".

Em 1998, conhecem o guitarrista e cantor argentino Eduardo Makaroff, que vive na França desde 1990, e como Cohen-Sosal, tem um passado de compositor nas áreas de cinema e televisão. Em Paris, Makaroff é o chefe de orquestra do “Club Tango de la Coupole”.

A união de paixões pela música eletrônica e latino-americana permitiu os primeiros ecos de uma fusão inovadora. Entre 1996 e 2000, os músicos juntam as experiências de Boys from Brazil, PCS Mind Food, Fruit of the Loop ou Stereo Action Unlimited que prefiguram os Gotan Project, ao fundirem a música eletrônica com os sons do Brasil.

A procura de um som para um projeto a três, que incluísse o dub jamaicano e o bandonéon argentino, deu origem à invenção do “cibertango”. Assim, construíram pontes entre ritmos totalmente diferentes, criando uma formação musical radical, remodelando o tango, remetendo sempre à sua beleza original.

 

Texto: Release Oficial

0 comentários:

Postar um comentário