segunda-feira, 26 de abril de 2010

Religião: solução ou desculpa

Até que ponto a religião pode servir de pretexto de perseguição e/ou preconceito? Há anos vemos Palestinos e israelenses guerreando por uma "Terra Santa"; atentados são feitos em nome de Deus, Alá... Pessoas, Estados e instituições utilizam o nome de sua fé apenas para seu próprio benefício, acusam outras culturas - sem muitas vezes a conhecerem - e quando são criticadas se dizem vítimas de perseguição religiosa.

No ultimo domingo a Rede Record exibiu em seu programa Domingo Espetacular a matéria "Preconceito religioso nas páginas de O Globo" (veja abaixo). Na qual acusava duramente o jornal carioca por matérias vinculadas sobre o "Dia D". O evento, organizado pela Igreja Universal no dia 21 de abril na cidade do Rio de Janeiro reuniu mais de um milhão de pessoas e causou um verdadeiro caos em grande parte da cidade maravilhosa.

Ônibus tomaram conta das ruas, impedindo que moradores saíssem ou chegassem em suas casas, além do trânsito o evento deixou uma enorme quantidade de lixo nas areias das praias. A organização do evento se defende dizendo que a prefeitura sabia do tamanho do evento, a prefeitura por sua vez afirma que foi anunciado um público de 100 mil pessoas. O que o jornal fez foi mostrar esse caos em suas páginas, a emissora presidida pelo bispo Edir Macedo (dono também da Igreja Universal) se sentiu ofendida e perseguida com algumas palavras e fotos utilizadas nas matérias.

Enquanto assistia a matéria me lembrava de quantas reportagens essa mesma emissora exibiu sobre as festas raves, quantas pessoas elas acusaram de serem usuários de drogas e outras tantas se sentiram vítimas de preconceito apenas por amarem as batidas eletrônicas e sua cultura. Mas quando não se possue uma "religião" para se apoiar fica difícil de se defender.

Será que o Sr. Edir Macedo e outros lideres da emissora pensaram no termo preconceito quando autorizaram a veiculação da reportagem abaixo?

Imagens de adolescentes usando drogas em raves impressionam
Repórter Record publicado em 10/11/2009
Os jovens vão às festas raves para usar drogas. As imagens dos adolescentes tendo alucionações, causadas pelas drogas impressionam.


Há tempos a cultura eletrônica é vitima de perseguição por parte dos "imparciais" jornalistas da emissora paulista. Quem não se lembra da matéria exibida em 2005 na qual apenas um off e cenas pejorativas ilustravam a matéria. Nenhum dos organizadores ou freqüentador foi ouvido (engraçado que essa foi um outro ponto levantado pela record contra o Globo), simplesmente transformaram todas as pessoas em drogados e exibiram a matéria em seu horário nobre

Quando se está "amparado" por uma religião fica fácil de organizar mega eventos, se defender de acusações ou até mesmo enriquecer. Afinal qual político, juiz ou delegado seria capaz de desafiar, correr o risco de perder milhões de votos na próxima eleição, ser chamado de ateu e ser acusado de preconceito religioso. Agora embargar festas de música com batidas repetitivas é fácil, afinal todos os presentes são drogados, a sociedade com certeza irá aprovar.

Será que um dia esses “lideres” religiosos sentirão vergonha na cara e vão parar de usar a religião como desculpa pelas suas atitudes erradas? Como minha mãe diz “o macaco nunca olha o próprio rabo”.

1 comentários:

Anônimo disse...

Muito boa a materia... E bem isso mesmo que acontece... Libera alvara pra galera se diverti em festa rave que vai umas 5 mil pessoas els nao libera .. E se libera ainda mete o pau .. (( E tudo drogado) .. A sociedade tem um preconceito sobre as festas por nao sabe realmente oque se passa. A energia que envolve uma festa e magnifico.. Maes de amigos meus vao em festa e TODAS elas que antes nao iam, hj tem uma ideia completamente diferente, e frequenta com toda a galera junto .. Isso chama-se liberdade - quebra de preconceito imposto pela essa midia maldida.. Ainbda bem que nas festas e pura positividade ,, Isso por si so ja mostra pra essa midia maldita que existe coisa nova e com muita cultura vindo por ai .. Isso calsa inveja rsrss
.. Parabens pela reportagem ..

Postar um comentário