domingo, 6 de junho de 2010

Mixtape: as origens do trance

Por: Jade Augusto Cola - Rraurl

Portal convida Dave Mothersole para set com raridades das festas em Goa (Índia) nos anos 80; DJ inglês também contou relato da versatilidade dos sons (e das trips) que rolavam por lá

O portal britânico de música eletrônica Bleep.43 publicou no mês de abril um material especial interessantíssimo sobre as origens da psicodelia na música eletrônica e a gênesa da própria música trance.

Trata-se de uma mixtape de 2 horas sobre os sons dos anos 80 que, nas festas open-air de Goa (Índia), ajudaram a fundamentar o hippismo (psy)trance e fundamentaram as raves como as conhecemos hoje. Selecionado e mixado por Dave Mothersale, inglês de destaque na cena tech-house, a mixtape veio acompanhada do relato pessoal de Mothersale (em inglês) sobre suas experiências em duas temporadas de verão na cidade indiana a partir de 1986.

Tanto a mixtape quanto o relato do DJ são interessantes para observar como a dance music dos anos 80 foi a fonte da progressão trance e das viagens psicodélicas que geraram o lado mais xamânico da dance music. New wave, italo, EBM, synth pop, goth, electro, new beat e o dueto house/techno eram pontos de partida para DJs pioneiros como Laurent e Gil para criarem infindáveis horas de música hipnótica, que casavam perfeitamente com a brisa quente e úmida do Oceano Índico.

"Remover os vocais era algo muito importante, já que eles eram uma distração na piração de quem dançava", conta Mothersole, apontando como os edits e as mixagens em fitas K7 e DAT eram o substrato sonoro dos DJs - o calor intenso vetava o uso de vinis, que derretiam. Goa Gil, na ativa até hoje, ainda faz questão de tocar seus intermináveis sets em DAT (saiba mais).


Old Rare Goa Party 2/3 (acredita-se ser este vídeo o único relato na web de Laurent tocando em uma festa de Goa)

O relato de Mothersole é amplo e bem escrito, e não faltam história sobre turistas europeus que mudaram suas vidas para sempre em viagens de ácido líquido e o assombro com aquele tipo de música que surgia ali - um dos personagens seria o tal Dr. Bobby, organizador das festas por lá e que é o pai de Tiga (ele falou sobre Goa ao rraurl em 2009).

A origem de Goa como reduto de freaks remete aos anos 70, em que shows improvisados de rock psicodélico aconteciam em suas praias. Com a fusão perfeita entre sons non-stop e viajandões, a própria cultura psicodélica teve, com a dance music nos anos 80, um desdobramento tão hippie quanto suas próprias origens dos anos 60. A verve mítica indiana, o LSD e a natureza local só contribuiram para a evolução desta cultura e desta música.

TRACKLIST
Podcast 165 - The Roots of Trance
DAVE MOTHERSOLE - BLEEP43.COM

link MP3 original

Trecho: "Muitos dos maiores hits de Goa durante os anos 80 eram re-editados à exaustão, geralmente estirpados vocais indesejados, mas também com as partes rítmicas ganhando extensão. Os re-edits de Laurent para "Living on the Ceiling" (Blancmange), "Hurts" (Boytronic) e "Sex Dwarf" (Soft Cell) são exemplos legendários. Remover os vocais era algo muito importante, já que eles eram uma distração na piração de quem dançava. No entanto, isso dependia do tipo de vocal. Tudo que soava muito pop estava fora, mas cantos mais abstratos eram apreciados, especialmente se tocados em um estilo de voz 'new wave'. Então nomes como Depeche Mode, Psyche e Front 242 eram tocados frequentemente com os vocais intactos, enquanto Den Harrow, por exemplo, não era." (texto original)

01) Syntech - "Discontented" (Hotsound)
02) Nux Nemo - "Hiroshima" (Clip)
03) Neon - "Voices" (Target)
04) Public Relations - "Public Relations" (Another Side)
05) Poesie Noire - "Timber - Instrumental" (Antler)
06) Koto - "Jabdah - Long Version" (Memory)
07) Laser Dance - "Humanoid Invasion" (Hotsound)
08) D'Bop - "Dirty Harry - Instrumental" (Subway)
09) Zwischenfall - "Flucht" (Les Disques Du Crepuscule)
10) Mark Shreeve - "Legion - Razor Mix" (Jive)
11) Bappi Lahiri - "Habiba" (Hi-Hat)
12) Alien Sex Fiend - "The Impossible Mission" (Plagiarism)
13) Laser Cowboys - "Radioactivity - From The Ucraine" (ItaloHeat)
14) Boytronic - "Communicate" (Metronome)
15) Psyche - "Unveiling The Secret - The Razormaid Mix" (New Rose)
16) Chris & Cosey - "Exotika - Remix" (Play It Again Sam)
17) DAF - "Program It - Instrumental" (Dean)
18) New Order - "True Dub" (Factory)
19) 4You - "Dragon Beats" (Durium)
20) Cabaret Voltaire - "Don't Argue - Francois Kevorkian & Micheal Hutchinson Mix" (Manhatan)
21) New Design - "Some Like It Hot" (MG)
22) Sandy Marton - "White Storm In The Jungle" (Ibiza)
23) Jean-Michel Jarre - "Zoolookologie" (Polydor)

FONTE: http://rraurl.com

1 comentários:

Gabriel Donati disse...

Muito foda o post Veiii...
Valeu, vou escutar essa track list até meu cerebro derreter.

Postar um comentário