quinta-feira, 8 de outubro de 2009

(entrevista) Ellen Allien

A berlinense Ellen Allien teve seus primeiros contatos com a música eletrônica em Londres em 1988. Trabalhou como apresentadora de rádio, produtora, gerente de eventos, até fundar seu próprio selo BPitch Control, há mais de 10 anos. Já lançou 4 álbuns e rodou o mundo, foi residente do Tresor em Berlim e já trabalhou com muita gente famosa como Miss Kittin e DJ Hell. Além de seu selo, Ellen possui a grife “Ellen Allien Fashion” e atualmente é uma das figuras mais importantes da música eletrônica.

Confira a entrevista fresquinha com a Rainha do Techno, alemã, Ellen Allien, certamente uma das atrações mais aguardadas da XXXPerience 13 anos.

Olá Ellen, não sei se sabe, a XXXPERIENCE está neutralizando o carbono de toda turnê 2009 e para a edição especial todo material impresso está sendo produzido com papel reciclável e há ainda uma parceria com o instituto Rede em Ação para coletar alimentos não perecíveis. Você já se apresentou em algum evento por uma causa social? Sem cachê? Você colabora de alguma forma para algum projeto social?
Meu projeto social é meu selo musical.

Quais suas expectativas quanto a sua linha de roupas “Ellen Allien Fashion”?
“Ellen Allien Fashion” é o meu hobby, não é minha principal ocupação, a qual obviamente é a música. Eu visto as roupas que eu mesma desenho, elas têm exatamente o estilo que gosto de vestir. Se eu puder dividir este estilo com outras pessoas ficarei feliz. No entanto, o propósito da marca “Ellen Allien Fashion” não é estar nos maiores canais de distribuição, e sim estar nos canais certos, onde pessoas que realmente apreciam meu estilo possam encontrar minhas peças. As linhas de roupa que eu lanço são também limitadas.

Você pretende, no futuro, fazer desfiles de sua marca em grandes eventos como Nova York Fashion Week e também ter suas lojas próprias?
Não, não pretendo não. Como acabei de dizer, “Ellen Allien Fashion“ é o meu hobby e quero que continue assim. Quero continuar com as edições limitadas que tenho até agora.

E sobre o próximo álbum, você já tem 4 CDs, quando lançará o próximo?
Atualmente estou trabalhando muito em cima deste projeto, estou alinhando o conceito do álbum, e devo começar a gravar os primeiros instrumentos e escrever as composições em poucos dias. Estou ansiosa por isso. Estou trabalhando muito também para meu selo BPitch Control, pois estamos assinando com outros artistas e tenho que escutar muitas músicas para selecionar os produtores.

Algum projeto em andamento?
Existem alguns bons projetos em curso: o novo remix de Ellen Allien para Uffie/Feadz “Pop the Clock“ (Edbanger records) que sai em breve. No fim do ano um novo (DJ mix) de um dos meus clubs favoritos de Berlim, o “Watergate“, em breve também. Além do CD mix “Best of BPitch Control“ por Ellen Allien que sairá pela gravadora Beams (Japão). Também farei um novo remix da track “Moderat”.

Como seu selo Bpitch Control enfrenta a era digital?
Eu sou fã da música digital. Agradeço a era digital, pois os custos de produção enxugaram. Menos trash music tem sido produzidas, e isto obviamente é muito bom.

Quais artistas você tem trabalhado em parceria?
No momento não estou com nenhuma parceria.

Atualmente, quais instrumentos você utiliza em suas performances?
O CD Player e mesa de efeitos.

Você já foi produtora de eventos, hoje em dia você participa da produção de eventos?
Neste ano completamos 10 anos de BPitch Control, estamos organizando muitas Label Parties (festas da gravadora): em agosto no Berghain club, uma festa do Sónar Festival no Nitsa club e no Sasula Festival aqui mesmo em Berlim.

Quais os estilos de e-music dos europeus?
Os europeus são amantes do techno. Em alguns países as pessoas tendem para o minimal, outros gostam das percussões e vocais, todo país tem suas peculiaridades e diferenças. E na Alemanha as pessoas gostam de se divertir muito, e dançar durante horas.

E sobre a cena brasileira, que artistas você conhece por aqui?
Eu amo a música brasileira clássica como: João Gilberto, Antônio Carlos Jobim e Gilberto Gil.

Será sua primeira vez na XXXPERIENCE, o que está preparando para o festival?
Já toquei em alguns eventos no Brasil. Para um festival é sempre bom fazer uma boa mistura de estilos.

Mais: www.myspace.com/ellenallien

Por: Bruna Armani – Grupo No Limits

0 comentários:

Postar um comentário