sábado, 31 de outubro de 2009

O renascimento do fullon (pelo menos para mim)

A cada festa que passa me vejo cada vez mais distante do fullon. Sempre os mesmos DJs, sempre os mesmos lives (fakes ou não), sempre as mesma músicas: Astrix por exemplo, o dia que ele não tocar Mescaline, chove.

Na minha opinião, se os núcleos das festas, consideradas comerciais, não começarem a mudar um pouco a escolha dos projetos de fullon a tendência é vermos cada vez mais tendas “alternativas” lotadas.

Existem projetos acostumados a tocar em festivais e que só agora estão começando a aparecer em clubs e PVTs. Projetos que trazem um som inovador, diferente do que estamos acostumados. Abaixo selecionei cinco projetos que estão me fazendo a retomar o gosto pelos BPMs acelerados.

Ital - www.myspace.com/itallive
Logica -
www.myspace.com/logicamusic – veja mais abaixo
Ekanta - www.myspace.com/ekantamusic - foto
Burn in Noise - www.myspace.com/burninnoise
Pragmatix - www.myspace.com/pragmatixmusic

Alok & Bhaskar aka Logica

Alok & Bhaskar nasceram e cresceram com suas principais influências no psytrance dentro de casa e da família. Os gêmeos de apenas 16 anos, filhos do Dj Swarup e da Dj Ekanta, começaram a brincar com os equipamentos quando ainda eram crianças. Com a ajuda dos pais e dos DJs Pedrão e Zumbi aos 12 anos, eles decidiram que estava na hora de levar a sério o que começou como brincadeira e deram início ao versus que fazem até hoje.

No Reveillon de 2004/2005, Alok & Bhaskar tiveram sua primeira grande oportunidade profissional, se apresentaram-se na virada do Festival Universo Paralello, o que fez com que o ano de 2005 fosse crucial para a carreira da dupla, já que os convites para festas tornaram-se cada vez mais constantes. Hoje em dia eles fazem novos fãs por onde passam, com seu estilo Full on Groove com viradas espetaculares. (comunidade Logica – Oficial)

19 comentários:

Gabriel Donati disse...

Esse muleques do Lógica são o futuro da psytrance! Desda primeira vez que ouvir gostei.

Eu acho que o fullon ta descriminado.
Toda vez que falam de fullon a galera já pensa em "xacota", então a galera ta ganhando aversão esta vertente. Mas, existem projetos muito bons de fullon: Protoculture, Rinkadink, Chromosome até mesmo o Ital, entre outros.

RamonFMD disse...

(Renacimento)Talvez para quem não está acostumado com o nome deles porque aqui em Brasilia sempre rolou PVT´s onde eles seriam diria eu os artistas principais, levando em conta que aqui houve apenas 2 festas comerciais de grande porte... sem TRIBE, XXX e nem um outro grande rotulo da cena de SP, RJ e etc prestamos mais atenção a nossa volta e valorizamos a cena local e não e so os casulas que toca pks não vai toda galera da www.myspace.com/vagalumerecords

Paulo disse...

Olha muito bom ler isso FATO! tipo naum q eu naum goste de outras vertentes eu mesmo costumo dizer q sou eclético quando se trata de eletronico, mas tem limite por exemplo essa moda que está com td ai de low bpm so falam diisso so escutam isso nao guento mais fui e sempre serei apaixonado por FULLON é o som q mais mexe comigo. a xxx vai ser quase td low bpm os artistas mais fodas saum low tb e quem era fodaum do fullon migro pro low como assim? claro q os cara querem provar q saum bons em tds as vertentes obvio e q a tendencia esta pedindo o low mas aki naum é europa aki é brasil e o brasil o fullon sempre domino. sabe na verdade keria fala muita coisa mas nem compensa entao o jeito é curti os sons old school msm de fullon pra naum fica nessa mesmisse de low! e claro burn in noise representa DEMASSSSS adoro o som dos caras e ainda tem muita gente bastante fullon morning destruindo tudo. abraço e otimo post eu precisa desabafar!

Max disse...

Caras, a coisa é mais grave.
Open air, no BR, é tão massacrada pela mídia como festas de drogados que, logo logo, vão sumir. Sobraram só alguns núcleos organizadores grandes e médios. E os musicistas (dj´s, produtores) acabaram se adaptando a realidade dos Club´s. Triste, é. Mas é a realidade.
Além disso, quem gosta de full on envelheceu, não tem disposição para ouvir 6, 7 horas de full on só. Querem variedade, adquiriram outros gostos musicais (como o fidget house, que é um filão em crescimento, e bate de frente com o full on em termos de peso de linha de baixo, não de velocidade). E, não esquecendo, como o Rodrigo disse, é difícil ver a mesma line up sempre, em festas diferentes. Sempre dão preferência para um nome estrumbado na cena do que investir em novos talentos. Tanto mesmo que até dj´s ótimos, que não onerariam o line up, ficam de fora, porque "aquele fulano" tem mais nove, leva mais gente. Um produtor tem preconceito em colocar um Logica, já que prefere gastar mais com um, EXEMPLO, Skazi, que leva mais público. Não concordo. Vejo há tempos novos projetos, incluindo brazucas, de house, full on. Talento não falta. Nem público. Falta, mesmo, é interesse e investimento nessas novas atrações.

Mescalitto disse...

É isso ai galera, concordo completamente!
A cena "full on" está bem suja, mas isso eu tenho certesa que vai voltar a ser como era antes!! E falando em novos talentos, vale a pena conferir esse aqui :

www.myspace.com/mescalive

Abraço pra tds !!!

Unknown disse...

Putz falando em low bpm eu to de saco cheio pra fala verdade, presenciei pouco o grande tempo de full on em raves que foi em 2007 e pra mim foi melhor epoca de raves ate hj!e agora acredito que saindo dessa era ''low'' volte os full on que hj só rola ainda eim festivais!

jefferson disse...

ótimo post rodrigo, é sempre bom saber que há pessoas ainda interessadas na esencia das raves e não ao modismo que vemos hoje, há tempos falo sobre bons projetos de fullon em meu blog...se quiser acesse ai.
www.purpletrance.com
abraços!

DJ JAKUS disse...

Acho que todo line up que tem dj de israel vc já sabe como vai ser a festa, a mesma de 3 anos atrás, sem criatividade, inovação nenhuma, apenas batidas sem nexo, se história e aceleradas para que todos possam dar seus pulinhos euforicos. gritando com pirulito na boca ACELERAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAA, mas eu acho bom assim mantem este publico distante de nossas festas que estão resgatando o pschedelic sério, introspectivo e com muito conteudo.

Anônimo disse...

Tristan pra mim é o mestre desse estilo.

Anônimo disse...

U-Recken e um full-on muito fino, porem nunca tem visitado suramérica, somente tem visitado Mexico.

Renato Ganesh disse...

2007 melhor época das raves???? hahahahahha....É johnny meu chapa, acho que você já tinha chegado beeeeeem tarde e perdeu realmente a época boa, meados de 2002, 2003..de lá pra cá só foi caindo o nivel

Digi disse...

Ótima sacada!

Sou fanático por fullon e tenho notado que muitas festas que antes tinham projetos de fullon, hoje são voltados ao low! E aí vemos a seriedade da festa, que acaba deixando uma vertente pra se voltar a uma vertente de "modismo", mostrando totalmente que só visa o lucro!!!

Sou de São Paulo, e graças a crew e-music/Respect, ainda temos festa boa, comprometida e que faz a festa para pessoas que realmente estão ali por gostar daquele som. Ultimamente fullon é o som cabeça da festa!

Pra mim os melhores: Headroom, E-Jekt, Rinkadink, Absolum, Shove.
Fora os projetos nacionais já citados, como o Edu (Respect) e Pedrão.

abs!

Magic Paradise disse...

O line da Magic Paradise 5 anos que aconteceu dia 28/11/09 foi power. Nomes que em festas grandes numca vi os caras.. Ital, Rinkadink, Andromeda, Tristan, AKD (primeira vez no Brasil)

E aguardem a próxima Magic Paradise.

Mário disse...

Aqui em Belém estamos com Bons organizadores de Festas PVT's que na maioria das vezes vêm trazendo um line espetacular de Full on Groove, espero que essa modinha de low não chegue por aqui! falando em Lógica, os muleques vão estar por aqui dia 27, pena que é em um Clube, mas ta valendo!

Parabéns pelo post.!


abraços!

Fabio Lima (norck) disse...

completando 11 anos de cena trance, frequentando raves e festas aqui em são paulo e por todo o canto eu venho a concordar, mas estes fullons novos e "diferentes" na verdade são meio parecidos, no festival da bahia não vi nada de inovador, apenas sons iguais, os chamados GROOVES, o que me chamou a atenção alem dos monstros do LOOPUS IN FABULA foram esses caras do LÓGICA, pra mim era a mesma onda, mas eu me impressionei com as sonoridades do projeto, alem disso, recomedo www.myspace.com/spacevision, seguindo a mesma onda mas com umas idéias que não são normais! ouçam!

Unknown disse...

Essa primeira musica me lembrou Ferby Boys... outro fullon a ser inclu[ido na lista dos "bons" ae... hehe
mas eh real... fullon como todos sabem foi modinha... e a modinha graças a deus mudou... porem agora é a hora de vangloriar os bons "old school" como foi dito num comentário anterior... pois estes sim simbolizam bem o espírito do fullon...

Unknown disse...

Essa primeira musica me lembrou Ferby Boys... outro fullon a ser inclu[ido na lista dos "bons" ae... hehe
mas eh real... fullon como todos sabem foi modinha... e a modinha graças a deus mudou... porem agora é a hora de vangloriar os bons "old school" como foi dito num comentário anterior... pois estes sim simbolizam bem o espírito do fullon...

Fesanmartin disse...

Agora loopus in fabula é sacanagem ne norck separa as crianças dos homens ....

psy trance disse...

fla ae lek po ja te conheço "" como fotografo e suas fotos etc mas não sabia que vc tinha um site muito bom gostei parabesn...

Postar um comentário