terça-feira, 9 de junho de 2009

Pessoas "do bem" também usam drogas

Grupo britânico de direitos civis pede o fim das ovelhas-negras

O grupo britânico de direitos civis Release lançou na última semana uma campanha cujo pôster nos ônibus londrinos carregam a mensagem "Nice People Take Drugs" (algo como "boas pessoas usam drogas"), pedindo um fim para o estilo "demonizador" usado normalmente contra o usuário na guerra ao consumo e tráfico de substâncias consideradas ilícitas.

"Todos os tipos de pessoas usam drogas", disse o diretor da Release, Sebastian Saville. "A constante associação na política e na mídia das drogas com palavras como 'ruim' e 'vergonhoso' simplesmente não reflete as experiências que as pessoas têm".

"Precisamos mudar a percepção que as pessoas têm de que usuários de drogas são 'maus', continua Saville, "Mais de um terço da população adulta do Reino Unido já usou drogas ilegais. O maior risco que essas pessoas sofrem, de longe, é a criminalização e o estigma".

A nova campanha da Release começou 17 anos após Richard L Miller publicar seu livro definitivo sobre o combate às drogas The Case of Legalizing Drugs, onde o autor nota que as leis pretendem mais o controle social do que a proteção dos cidadãos.

O respeitado psicólogo apontou que a criminalização dos usuários faz com que ignora-los seja mais fácil do que lidar com a sua situação, permitindo que políticos unam uma diversidade de pessoas em uma massa comum, definida pelo medo do "outro mau".

"Paradoxalmente o 'outro mau' serve para definir o bem. Fanáticos olham para um usuário de drogas e dizem 'nós não somos assim'", ele afirma, "Cidadãos precisam ter certeza de que sua conduta é correta. Essa certeza vem do testemunho do exemplo negativo de ovelhas-negras, que servem como exemplo das consequências de seu comportamento desvirtuado. Sem ovelhas-negras, os cidadãos ficariam sem certeza de sua correção. Na realidade a legislação ataca os usuários de drogas por questionar os valores da classe média. Esse é o crime real", conclui o Dr Miller.

Mesmo com a ótima análise do livro, pouco mudou em todos esses anos, como prova a declaração do antigo Primeiro Ministro da Austrália, John Howard, de que "nós temos que tirar o glamour as drogas, parando de chama-las de "drogas recreativas" ou "drogas de festa". Todas as drogas são ruins", ele declarou em um discurso em Brisbaine. "Elas são ruins, todas, e todos temos que assumir o compromisso de condenar socialmente o seu uso", completou.

Por: Jonty Skrufff - rraurl

0 comentários:

Postar um comentário