quinta-feira, 4 de junho de 2009

Top 5 músicas sobre tecnologia

Ela está por todos os lados, até mesmo nas letras das canções

A tecnologia se encontra cada dia mais e mais presente em nossas vidas. Por mais que a gente nem pense nisso, a internet, o celular, os códigos de barra, emails, web sites, blogs, e outras recentes modalidades tecnológicas nos influenciam e nos modificam por dentro. Usando como inspiração as novas formas de comunicação, diversas bandas e artistas escreveram músicas que debatem o tema, levantando os pontos positivos e negativos da vida digital.

Impossível de passar incólume, a tecnologia causa reação musical em cadeia que atinge quase todos os tipos de artistas desde punks a modernos do eletrônico, e até mesmo compositores da MPB.


1. Daft Punk - "Technologic"


A dupla francesa (no destaque), formada por Guy-Manuel de Homem-Christo e Thomas Bangalter, lançou a faixa "Technologic" em 2004, no disco Human After All. A letra cita aleatóreamente uma série de itens parte da nossa vida moderna, cantados por vocais robóticos ao ritmo das batidas dançantes.
"Navegue, faça scroll, passe, clique / Atravesse, destrave, troque, atualize / Nomeie, leia, ajuste, imprima / Escaneie, envie, passe um fax - renomeie / Toque, leve, pague, assista / Gire, deixe, comece, formate."

2. Datarock - "The Blog"
A banda de electro rock norueguesa Datarock abre seu último álbum, Red (2009), no ritmo da tecnologia com a intensa faixa "The Blog". Mais uma vez, vocais robóticos dão o tom tecnológico ao intro. Conforme a faixa cresce em proporções massivas, os vocais de Fredrik Saroea são intercalados aos samples de discursos dos papas da informática e da World Wide Web: Bill Gates, Steve Jobs e Tim Berners-Lee.

3. Gilberto Gil - "Pela Internet"
Paro o bem ou para o mal, o ministro da cultura e compositor Gilberto Gil foi o primeiro artista a introduzir termos como gigabytes e web site ao cancioneiro popular brasileiro. O artista discute ao longo das letras de "Pela internet" os benéficos proporcionados pela World Wide Web e como ela une diferentes mundos e culturas.
"Criar meu web site / Fazer minha home-page / Com quantos gigabytes se faz uma jangada / Um barco que veleja ... / Que veleje nesse informar / Que aproveite a vazante da infomaré / Que leve um oriki do meu orixá /Ao porto de um disquete de um micro em Taipé".

4. Anthony Rother - "Little Computer People"
Aficionado por equipamentos eletrônicos e sintetizadores, o papa do electro Anthony Rother carrega consigo, em suas turnês, por volta de 200 quilos em parafernálias para fazer seu live de música eletrônica. Nada mais natural para ele do que escrever uma faixa sobre as "Pessoinhas do computador / Que vivem em um mundo digital..." regada a vozes robóticas e melodias 8bit, tipo videogame. A faixa saiu no boxset This is Electro, em 2005.

5. Bad Religion - "21st Century (Digital Boy)"
O Bad Religion (foto menor) escreveu este hino do punk rock por volta de 1988, era pré-febre tecnológica, quando já antecipava como seria o futuro de um garoto no século 21. Porém, a faixa só foi lançada em 1990, no quinto álbum da banda, Against The Grain. A letra é um protesto à vida moderna digitalizada e uma rejeição ao consumismo.
"...E eu não quero / As coisas que você está me oferecendo / Código de barras simbolizado, rápida identificação, oh yeah! / Porque eu sou um garoto digital do século 21 / Eu não sei como viver mas eu tenho vários brinquedos / Meu pai é um preguiçoso intelectual de classe média / Minha mãe usa valium, tão ineficaz / A vida não é um mistério, yeah?"

Por Flavinha Campos - skolbeats

0 comentários:

Postar um comentário