quinta-feira, 3 de setembro de 2009

Funk é definido como movimento cultural pela Assembléia Legislativa do Rio

Na mesma sessão, também foi revogada a lei que estabelecia regras rígidas para a realização de bailes funk e raves.

Ontem os deputados Wagner Montes-PDT e Marcelo Freixo-PSol aprovaram na ALERJ, em votação unânime, o projeto de lei que define o funk como movimento cultural e musical de caráter popular. A justificativa óbvia é despreconceitualizar mais uma forma de expressão cultural que nasceu (ou se reinventou) nos guetos cariocas.

Na mesma sessão, também foi revogada a lei que estabelecia regras rígidas para a realização de bailes funk e raves. De acordo com a legislação anterior, pra organizar estes tipos de evento, os produtores deveriam enviar uma documentação específica e aguardar autorização da Secretaria de Segurança Pública, que ao meu ver não tem a incumbência de proibir ou permitir qualquer formato de expressão cultural.

O projeto aprovado prevê também a utilização do funk nas escolas, como ferramenta pedagógica, além de reconhecer o gênero musical como uma influente ferramenta de integração e comunicação.

Já que agora a festa tá liberada, separei pra vocês uns vídeos com alguns batidões que marcaram época nos bailes funk e me deixaram bem nostálgicos...

Fonte: rraurl

0 comentários:

Postar um comentário