quinta-feira, 19 de março de 2009

Minilogue Lança Animals - The Movie

Por: Thiago Lopes

Eu sempre me impressionei pelo vasto espectro do trabalho do Minilogue. Conhecendo muito bem o trabalho anterior dos suecos Sebastian Mullaert e Marcus Henriksson enquanto ainda produziam toda sorte de sons progressivos sob a alcunha Son Kite, não me surpreendeu a transição tranquila e de sucesso para o projeto mais cerebral e delicado que se tornou o Minilogue. E sobre o Minilogue não precisamos nem falar muito. Donos de tracks icônicas como Inca, Hitchhiker's choice, Jamaica e Snake Charmer e que imprimiram suas pegadas no som de 2008, além de terem lançado um dos álbuns mais aclamados do ano passado no reino techno/minimal, alguém poderia se perguntar quais são os próximos passos na carreira do duo sueco.

Bom, o próximo passo já foi dado, e se tornou concreto com o lançamento de Animals - The Movie, um longa-metragem de 80 minutos, dividido em 15 capítulos. Os clipes do Minilogue sempre foram sensações na internet, abrangendo até um público que não é fã de música eletrônica. O vídeo de Hitchhiker's choice, por exemplo, tem mais de 3milhões e meio de visitas no Youtube.



Mais uma vez, não me surpreendo com o lançamento do DVD. Toda a parte visual por trás do projeto sueco sempre teve um cuidado especial (aliás, me parece que esse tipo de preocupação estética já é de praxe pra muitos artistas nórdicos, algo que muita gente aqui nos climas mais amenos deveria levar em consideração). O artista Kristoffer Ström dirigiu o clipe acima e foi responsável também pelos bonequinhos de argila que ilustram o material gráfico do disco Animals, e os EPs subsquentes. Kristoffer já era conhecido por esse estilo stop-motion live painting e isso casou perfeitamente com a estética que a dupla buscava. A parceria foi tão bem sucedida que Kristoffer até produziu uma das músicas mais focadas no lado Ambient de Animals.

Porém, outro artista gráfico tocou o projeto de tornar Animals um longa. Rob Zorhab. "Cada capítulo tem um tema próprio e a partir daí desenvolve um estilo visual único.", disse Mullaert ao site Beatportal. Zorhab nos guia por um mundo de personagens ao mesmo tempo fofinhos e curiosos, mesclando batidas a visuais idílicos, fortalecendo ainda mais o conceito por trás das músicas. Segundo a dupla, os pequenos e singulares personagens simbolizam a busca por novas sonoridades e conceitos, algo que se continuarem no mesmo ritmo de trabalho não terão problemas em alcançar.

O DVD acabou de ser lançado pela Cocoon Recordings e está a venda aqui, aqui e em diversos outros lugares (procura que você acha hehe). Dá uma olhadinha aí embaixo enquanto isso para matar a curiosidade.



Obs do blog: O site Trancedownloader.ru possui o filme em seu acervo, clique aqui para acessa-lo

0 comentários:

Postar um comentário