terça-feira, 7 de julho de 2009

(entrevista) Tim Healey

O blogueiro Roosevelt Soares entrevistou o DJ britânico, Tim Healey. O DJ comenta sobre o seu LIVE, que foi muito questionado após sua apresentação na edição de aniversário da Orbital em São Paulo.

Tim também fala do início da sua carreira e de projetos futuros como o lançamento da biblioteca de samples em parceira com a Loopmasters.

Se tem uma coisa que brasileiro ama além do clássico samba e futebol, é festa de musica eletrônica. São elas que a cada final de semana arrastam mais e mais multidões sedentas por beats eletrônicos. E se o evento tiver um top dj ou produtor musical, ai é que o bicho pega fogo mesmo.

Em 2005 após um set histórico no festival Solaris, o Dj britânico Tim Healey ficou conhecido por mudar a cara dos line-up’s, inserindo novos ritmos em festas até então dominadas pelo psy-trance, Tim chegou misturando sons que passeavam do electro-house ao rock, do trance ao break.

Tim esta no Brasil com sua nova turnê e como sempre tem lotado de publico por onde se apresenta. Aproveitando a passagem do inglês por terras cariocas, convidamos Tim Healey para bater um papo.

Para começar a entrevista gostaria que você comentasse como tudo começou?
Há muito tempo atrás, em uma galáxia tão tão distante (risos)... Não tem muita coisa para falar; Sou DJ a 20 anos, já toquei para a maioria dos promoters na maioria dos países ao redor do mundo. Já toquei em Glastonbury, toquei em Fuji Rock... Tenho muita sorte de ter tido essas oportunidades de tocar para tantas pessoas diferentes em tantos países... Mas o Brasil é um país onde eu sempre encontro uma multidão enlouquecida. Eu amo isso.

Em março desse ano, os brasileiros puderam ver pela primeira vez na edição especial da XXXperience no Rio de Janeiro o Tim Healey LIVE. Como foi pra você essa apresentação e aproveite pra explicar um pouco sobre esse novo trabalho.
Primeiro eu tenho que dizer que tive o ano novo mais louco da minha vida. Toquei em Trancoso na Bahia no dia 30/12, e depois tive três apresentações na noite do ano novo, e na Barra da Tijuca foi uma das três, e foi A APRESENTAÇÃO, pra 1 milhão de pessoas... Um dos maiores palcos e sound system que já vi. Queria poder ter dado uma volta para ver a festa de ano novo na praia com todas aquelas pessoas, mas eu tive que voar para Búzios e de lá voar para Ubatuba para mais outras apresentações à noite.

Pensei que estas seriam minhas melhores experiências no Brasil até o momento, mas depois trouxe meu live em março/abril, e esta foi a última grande experiencia que tive.

O Live recebeu nos efeitos visuais o trabalho do artista Chris - Stoptime 341, o VJ que faz todas as apresentações do Tiesto. Ele fez um efeito visual especial para cada musica minha. Também tive Rich Kegg na bateria, dando força e conduzindo o ritmo ao lado do talentoso MC Junior no microfone.
Foi incrível, da uma olhada no vídeo:

Sei que foi uma festa de trance, e algumas pessoas ficaram chocadas com o live da banda, e principalmente pelo meu MC, Junior Red - mas foi uma atitude bem rock´n roll - as pessoas amam isso, estou muito orgulhoso da minha equipe, e muito agradecido a XXXPERIENCE por nos apresentar tão bem.

Como esta sendo a preparação pro lançamento da biblioteca de samples em CD junto a empresa inglesa Loopmasters? Imagino que seja um trabalho diferente e me vem um pouco de curiosidade de como é desenvolvido. Poderia falar um pouco sobre isso?
Essa é a parte técnica da entrevista: Para os seus leitores que querem fazer dance music - eles podem comprar meu novo CD sample na loopmasters. São três giga de informação - loops, drums, basslines, melodias e definições de samplers e sintetizadores para a maioria das plataformas de produção sonora. Todos os loops são appleloops - então eles se esticam automaticamente pro bpm correto de sua track. De qualquer maneira, estão vendendo muito no mundo todo!

O punk rock, o indie, tem certa influencia sob seus trabalhos. Que bandas tem escutado ultimamente ou que ainda te influenciam?
Uau - Eu sempre ouvi todos os tipos de música sabe, do rock ao clássico e eu realmente amo a maioria delas. Esta semana minhas preferidas são: Major Lazer – Aamazing Future dub/electro/eclectic by Diplo & Switch, além disso o novo álbum do Danger Mouse em parceria com o produtor David Lynch e é claro o novo álbum do Kassabian. Eu tentei conseguir ingressos para o Leonard Cohen, eles estavam por £200 cada e só tinham lugares disponíveis em Paris (não no Reino Unido, onde eu moro), um dia eu consigo ver o mestre... Então, sim, eu ouço todo tipo de coisa.

Eu e minha filha de oito anos de idade estamos atualmente acompanhando online álbuns de rock clássico e algumas bandas independente, nós separamos um tempo toda semana pra checar coisas sobre Cream, The Who, ou Muddy Waters! É uma grande diversão explicar para ela a importância destas gravações, como e porque The Beatle’s Sergeant Pepper’s foi uma revelação.

Com toda essa correria de agenda, sobra tempo pra sair de casa e escutar outros DJs, produtores ao vivo? Quem são eles?
Dois dos meus preferidos pra dançar atualmente são do Brasil: Felguk do Rio e eles estão realmente pegando fogo. E como DJ eu adoro ouvir Ali Disco B de São Paulo, seus mash up mix tapes me mantém entretido.

Você conhece alguma coisa da musica brasileira sem ser diretamente ligado a musica eletrônica?
Eu gosto de bandas como Charlie Brown JR, C.S.S. (Cansei de Ser Sexy), e também sons mais tradicionais como samba, jazz, etc, mas eu também gosto muito do funk das favelas carioca.

Muitos filmes acabam influenciando a produção musical de alguns artistas. Tem algum filme que tenha influenciado algum trabalho seu?
Eu amo aquelas músicas assustadoras de filmes, como Julie Cruise em Fire walk With Me. Também adoro assistir a um filme e sentir quando a música te toca de uma forma que se torna inesquecível. Mas o mais perto de ser inspirado por um filme seria em minha nova música: The Mexican, um remix de uma melodia do Babe Ruth, criada pro cinema de genero Western Spaghetti do diretor Sergio Leone, você pode ver o vídeo viral em primeira mão aqui:

Trabalhos pra 2009. Alguma coisa que possa nos adiantar?
Sempre! Meu novo selo GIANT PUSSY RECORDS está lançando nossa primeira musica: Fast Eddie - Yo Yo Get Funky, com os remixes oficiais de 2009 já disponíveis no Beatport. Procure Tim Healey & Deekline mix, e depois o remix de Dubstep pra musica The Mexican por Crissy Cris. São todas muito boas. Nosso segundo release será Pocket Rocket por Tim Healey & T.A.I (aka German Hip Hop supremo, Tai Jason).

Além disso, estou trabalhando com vários rappers e MCs, como African Boy, Bubbz, Bad Lay-dee, e também estou remixando muitos sons mais urbanos como meu remix seguindo a linha do dubstep pra musica Loneliness do Tomcraft, você pode ouvir um preview aqui: www.myspace.com/djtimhealey

Falamos e falamos sobre as gigs de ano novo, mas ainda não falamos da experiência de tocar no Universo Paralello. Foi o dia que a pista alternativa mais bombou e o era nítido que o público estava amando. Como foi pra você?
Yeah, eu amei o Universo Paralello, que festival! Toquei com Felguk e com o Miles Dyson na quarta-feira, foi impressionante! Praia, sol, cerveja, biquínis.. O que mais você pode querer como um DJ ou como um “clubber”?!? Foi muito difícil chegar ao festival é verdade, eu tinha feito 4 apresentações em 36 horas e fui direto para Salvador e de lá para o local do festival (6 horas de ônibus).
Mas quando eu cheguei lá eu fiquei muito feliz por ter ido, espero que me chamem esse ano novamente.

Pra terminar, deixe uma mensagem pros seus fãns aqui do Brasil.
Brasil, vocês arrasam. Vejo vocês muito em breve... Se tiverem tempo conheçam meu novo selo: Giant Pussy Records, aqui: myspace.com/giantpussyrecords

1 comentários:

kelli disse...

tim healey the best...

Postar um comentário