quarta-feira, 12 de agosto de 2009

Woodstock completa 40 anos de paz, amor e rock’n’roll

Longa-metragem, museus e livros retratam e celebram o lendário evento de 1969

Há exatos 40 anos, entre os dias 15 e 18 de agosto, acontecia o evento musical mais marcante e significativo da história da humanidade, o Woodstock Music & Art Fair. O capítulo, que reuniu cerca de 186 mil pessoas, transformou os campos de uma fazenda em Bethel - Nova York em palco para aquilo que seria tomado como referência mundial para um verdadeiro festival de rock.

O acontecimento foi organizado à base do improviso, e contou com as lendárias apresentações de nomes como Ravi Shankar, Santana, Greatful Dead, Creedence Clearwater Revival, Joan Baez (grávida de seis meses), Janis Joplin, The Who, Jefferson Airplane, Joe Cocker, Jimi Hendrix e a esteia de Neil Young no supergrupo Crosby, Stills, Nash & Young.

Numa data incontestavelmente importante, lançamentos de livros, filmes e exposições de fotos e artefatos homenageiam a lendária celebração flower power. A começar pelo renomado diretor e vencedor do Oscar Ang Lee, que realizou o filme Aconteceu em Woodstock, baseado no livro de Elliot Tiber (Taking Woodstock). A película concorreu ao Festival de Cannes em maio, e a estreia no Brasil está prevista para janeiro de 2010.

Fatos & fotos
O Hall da Fama e Museu do Rock and Roll de Cleveland, por sua vez, comemora o aniversário com a mostra "Woodstock: The 40th Anniversary", que reúne diversos objetos pertencentes aos músicos. A exposição ficará em cartaz até 29 de novembro. Enquanto isso, o Museu de Londres exibirá, também, apanhado de imagens durante o mês de agosto. Os retratos farão parte de um livro do projeto "Woodstock Experience". A seleção foca nos registros feitos pelo único fotógrafo oficial do festival, Henry Diltz, e pelo jovem Dan Garson, que à época foi convocado a clicar o evento para a revista do colégio.

Já o promotor do Woodstock Michael Lang, o qual pretendia fazer uma edição do festival este ano para comemorar seus 40 anos, acabou mudando de ideia. Entretanto, ele não se contentou em deixar a data passar em branco e escreveu o livro The Road to Woodstock, lançado dia 30 de junho nos Estados Unidos. Nele, Lang conta histórias dos bastidores e algumas curiosidades, como a razão pela qual Bob Dylan não se apresentou em Woodstock.

O site de vendas de livros, filmes, CDs, etc, Amazon.com não podia ficar de fora. Aproveitou a ocasião para lançar exclusivamente o DVD Woodstock: 3 Days of Peace & Music Director's Cut (40th Anniversary Ultimate Collector's Edition Exclusive Bonus Disc) - um boxset trazendo o filme produzido por Martin Scorsese, vencedor do Oscar de melhor documentário em 1971, e retrato definitivo do evento. Além de muitos bônus, inclusas quatro horas de cenas editadas pelo diretor, três de conteúdo extra e mais. O boxset ainda oferece outros mimos, como uma reedição da Life Magazine com mais de 60 páginas, um adesivo, fotos e algumas surpresinhas.

Saiba mais sobre o Woodstock aqui.

Por: Flavinha Campos - skolbeats

1 comentários:

Anônimo disse...

como assim 186 mil !!??

ñ seriam 486 mil pessoas??
o nº q falam é q foi mais de 450 mil e alguns até em 500 mil..

Postar um comentário