segunda-feira, 13 de abril de 2009

Criador do sintetizador Moog vai ganhar um museu

Pioneiro na invenção do instrumento-base para a música eletrônica é homenageado em Asheville

Dr. Robert Arthur Moog inventou o primeiro sintetizador Moog n os anos 60, revolucionando, assim, a história e o curso da música moderna. Entre os primeiros usuários do equipamento estão os pioneiros da música eletrônica - Kraftwerk, e, posteriormente, Radiohead, MGMT, Aphex Twin, Nine Inch Nails e Emerson Lake & Palmer.

À frente da Bob Moog Foundation, Michelle Moog-Koussa, filha de Bob, realiza um árduo trabalho para preservar arquivos, protótipos e componentes de seu pai, incluindo uma vasta coleção de anotações insubstituíveis.

Entre os objetos dos arquivos também estão fitas de bobina, descobertas após a morte de Moog em 2005, que se encontravam cobertas de mofo e deterioravam em abandono. Todo esse material está sendo recuperado com a ajuda financeira da Fundação Grammy.

 

A Moog Foundation também investe na educação, ministrando cursos para as crianças das escolas norte-americanas e estimulando o interesse pela música e ciência - espalhando a mensagem do Dr. Moog, que tinha como fim eliminar as barreiras entre a criatividade e a tecnologia.

A fundação agora pretende colocar todo esse material histórico recuperado em exposição num museu batizado de "Moogseum", que será inaugurado em Asheville, nos EUA, terra natal dos Moog. Apesar de ter recebido uma doação de 600 mil dólares, a fundação ainda necessita de uma quantia em torno de 3 milhões para completar o projeto.

Até que isso seja possível, o museu ocupará uma área menor do que a ideal, em um local temporário, que abrirá neste verão norte-americano (junho/julho/agosto).

+ info: www.moogfoundation.org

Por: Flavinha Campos - skolbeats

0 comentários:

Postar um comentário