sexta-feira, 10 de abril de 2009

Segundo álbum do MSTRKRFT é energia pura

Combinando melodias dos primórdios do electro à desarmonia inerente ao maximal, duo canadense que abriu caminhos para a invasão indie-dance chega ao segundo disco com acento mais pop e ainda pesado

Quando Jesse F. Keeler e Al-P decidiram fazer sua incursão no electro-house, eles sabiam que, em pleno ano 2005, quase tudo já havia sido experimentado à exaustão naquele campo. Quase tudo. É claro que a pegada maximal do MSTRKRFT foi importada da dinâmica dos beats do Daft Punk, e que a mesma receita foi seguida pelo Justice com desenvoltura. Mas fato é que a bagagem rocker dos caras trouxe algo de novo à vertente, e deu ao som da dupla em The Looks (2006), seu primeiro álbum, uma personalidade que ninguém tira, a despeito dos inúmeros pastiches que vieram na esteira.

Sem forçar a barra, foram eles os primeiros a usar as distorções sintéticas, tão em voga atualmente, contra uma percussão buscada na bateria do AC/DC. Métrica que hoje pode ser notada na grande maioria das produções do gênero. A agressividade do hard e do punk rock, moldada aos paradigmas pop da house music, e as digressões sonoras, com suas alternâncias de volume, sampleadas e loopeadas em pontuais encaixes, renderam uma fórmula infalível de música dançante.

Aqui, em Fist of God, que acaba de ser lançado pelo label do entusiasta do electro-banger Steve Aoki, o Dim Mak, a tônica é a mesma, e continua um soco nas têmporas. A diferença, porém, já pode ser sentida na faixa de abertura, "It Ain't Love", com o açucarado vocal da diva do R&B Lil Mo, entoando graciosamente "You don't know what love is".

Embora o peso faça parte do DNA do MSTRKRFT, eles conseguiram atingir feliz ponto de convergência com a club music tradicional, o que garante uma levada substancialmente pop ao álbum. A influência Daft Punk está clara, para não dizer decalcada, na explosiva "1000 Cigarretes", enquanto o tic-tac da deep house e do R&B blues crescem com a participação de N.O.R.E. & Isis em "Bounce".

"Heartbreaker", uma baladinha entoada pelo piano de John Legend, é grata surpresa em meio ao apanhado, e "So Deep", com participação de Jamal da banda soul-punk The Carps, surge com linha de voz pra lá de melosa.

Estrelando E-40 na faixa "Click Click", o MSTRKRFT nos oferece uma química muito bem resolvida entre acordes metaleiros, big beat e uma levada própria do rap old-school, vibe que estica para a canção seguinte, "Word Up", outra produção alto astral, dessa vez com participação de Ghostface Killah. Fist of God, em resumo, é party music como deve ser, energia pura.

Artista: MSTRKRFT
Álbum: Fist of God
Gênero: Dance-rock
Lançamento: Dim Mak Recs
Preço: 14,98 dólares

TRACKLIST
1. It Aint Love
2. 1000 Cigarettes
3. Bounce
4. Vuvuvu
5. Heartbreaker
6. Fist of God
7. So Deep
8. Click Click
9. Word Up
10. Breakaway
11. 1000 Cigarettes

Por: Eduardo Ribeiro - skolbeats

0 comentários:

Postar um comentário