terça-feira, 5 de maio de 2009

Desajustando os ponteiros para ficar Fora do Tempo

Os ravers de plantão, que gostam de embarcar em viagens cheias de quilometros e cores, estão contando os dias para a chegada de mais uma edição do Festival Fora Tempo. E, este ano, as areias da Chapada das Mesas, no estado do Maranhão, prometem carregar uma energia diferente. Isso porque a Usina Hidrelétrica de Estreito está alagando parte da praia onde é realizado o festival. Portanto, essa pode ser a última oportunidade de dançar trance sobre a Ilha dos Botes.

Os ideias do festival continuam os mesmos. Os organizadores encaram os cinco dias de festival como um momento de consciência humana – por meio das artes, da meditação e da convivência direta com a natureza. O local da festa é a Ilha dos Botes, na cidade de Carolina, no Maranhão. Carolina é porta de entrada para o complexo de cachoeiras e santuários ecológicos: a magnífica Chapada das Mesas!

O Festival Fora do Tempo não estampa suas propagandas em muitos lugares. Os organizadores são educados, mas dão a impressão de que se oferecer muita informação, a mística em torno dele se perde. Para eles a trilha sonora do festival é fundamental para as transformações, o ideal é resgatar o verdadeiro sentido da música, transformando a pista de dança em um legítimo ritual de re-ligação espiritual.

A estrutura montada para receber todos os convidados é projetada para causar o menor impacto à natureza local e, ao mesmo tempo, ser confortável aos participantes. Assim, mais uma vez, a margem do Rio Tocantins se tornará uma grande passarela de acesso às principais áreas do evento. Isso permite que as pessoas possam caminhar sem se preocuparem com o calor da areia nos pés. Devido ao sol típico de uma região tropical, serão construídas sombras suficientes para abrigar todo o público do evento.

A sustentabilidade e a espiritualidade são pontos muito valorizados. Há toda uma preocupação para a redução de resíduos materiais produzidos durante o festival, a promessa é de reutilização e reciclagem dos resíduos gerados. Tudo isso, como exemplo prático de disseminação de atitudes e práticas sustentáveis. Veja algumas da ações feitas para reduzir os danos à natureza:

- Utilização de papel reciclado na impressão de nossos "flyers" e revista oficial do evento.
- Separação do lixo em 4 categorias e encaminhamento desse para a reciclagem ou para adubagem da terra.
- Criação de banheiros secos, cujo material orgânico será em seguida encaminhado para fertilização da terra.

E, para o lado espiritual do festival, está sendo preparado espaços e atividades especiais. Uma das formas de elevar o espírito e transforma-se é a meditação, quando o homem deixa um tempo de ser homem, e se transforma em alma. Isso acontece cantando, dançando, apreciando o pôr do sol ou mergulhando nas águas de um rio.

O Festival Fora do Tempo sempre teve a Cultura Maia como inspiração, e em 2009 contará com uma equipe que esclarecerá com profundidade quaisquer dúvidas sobre o verdadeiro Calendário Maia – suas origens e fundamentos.

O site oficial do evento, já tem toda a programação. Veja:

Dia 22 - Quarta-feira: Kin 260 - Sol Cósmico Amarelo
08h00 Abertura do Festival!
14h00 Ritual de abertura da Aldeia da Cura e Tenda Cultural
18h00 Ritual de abertura do Chill Out
Dia 23 - Quinta-feira: Kin 1 - Dragão Mágico Vermelho
15h00 Abertura da Pista
Dia 24 - Sexta-feira: Kin 2 - Vento Lunar Branco
23h30 O Dia Fora do Tempo: Cerimônia de comemoração do Ano Novo Maia
Dia 25 - Sábado: Kin 3 - Noite Elétrica Azul
Dia Fora do Tempo
Dia 26 - Domingo: Kin 4 - Semente Auto-Existente Amarela
18h00 Encerramento da pista de dança
Dia 27 - Segunda-feira: Kin5 - Serpente Harmônica Vermelha
06h00 Encerramento do Chillout e todas as atividades
09h00 Encerramento do camping

Os lotes de ingressos para o festival já começaram a ser vendidos. Alias os interessados que ainda não adquiram seus convites devem correr, pois eles já chegaram ao segundo lote. Os preços variam de R$230 a R$ 310.

Mais: www.festivalforadotempo.com.br

Fonte: Essential

0 comentários:

Postar um comentário