sexta-feira, 22 de maio de 2009

Documentário sobre remix está disponível para download gratuito

Iniciativa discute propriedade intelectual e direitos autorais com participação de importantes nomes

RiP: A remix manifesto foi produzido e dirigido pelo cineasta e ativista da internet Brett Gaylor, com o fim de explorar e discutir as polêmicas questões da propriedade intelectual e dos direitos autorais na era da informação e do mash-up. Protagonizando RiP: A remix manifesto está o produtor Greg Gillis, mais conhecido como Girl Talk.

O mestre da colagem de refrões marcantes de canções pop se encontra na mira das autoridades, pois infringe as leis de direitos autorais a cada cinco segundos de suas faixas e DJ sets. A questão é: Girl Talk não pratica a pirataria, e sim, faz uso da propriedade intelectual alheia para compor novas tracks.

O documentário também conta com as participações especiais do Ministro da Cultura e músico brasileiro Gilberto Gil, que discute a produção de funk nas favelas cariocas, e Lawrence Lessig, criador do Creative Commons, defensor da causa do compartilhamento de arquivos para produção de outras peças artísticas.

Em seu filme, o cineasta não se coloca abertamente a favor do compartilhamento online, mas também não acha correto que seja uma infração merecedora de pena tão severa como a cadeia. Porém, concorda que o uso de propriedade intelectual alheia para criar algo novo seja a forma de arte indissociável da era da informação. Brett Gaylor é o responsável pelo Open Source Cinema, que permite a qualquer pessoa fazer seu próprio vídeo online remixando as mídias da memória de seu computador e de outros locais da rede, como YouTube e Flickr.

RiP: A remix manifesto pode ser baixado gratuitamente, em capítulos, no site do projeto. Para os aventureiros na arte do mash-up visual, é possível usar o Open Source Cinema para montar seus próprios remixes de vídeos, incluindo até mesmo trechos do próprio documentário. Para os interessados em música que quiserem fazer suas trilhas sonoras de mash-ups, a dica é o site CC Mixter.

Por: Flavinha Campos - skolbeats

0 comentários:

Postar um comentário