sexta-feira, 8 de maio de 2009

Organização do Fullmoon cancela festival de forma exemplar

A lua cheia em julho será mais sem graça na Alemanha neste ano. O Fullmoon-Festival 2009, que aconteceria de 3 a 8 de julho, foi cancelado. A organização alega que, ainda que tivesse todas as permissões legais das autoridades da cidade de Wittstock, onde aconteceria o Festival, a responsabilidade em conceder o alvará passou das mãos das autoridades da região de Prignitz (onde fica Wittstock) para o estado de Brandenburg, que teria imposto uma nova lei no dia 1 de maio.

De acordo com o Fullmoon, esta lei exige que promotores de festivais entreguem relatórios extremamente detalhados de diferentes associações e instituições, que demorariam, pelo menos, oito semanas para ficarem prontos. Ainda que os advogados do Fullmoon conseguissem entregar os documentos nestas oito semanas, ou seja, no final de junho, o festival já estaria muito em cima da data para acontecer. Além disso, os organizadores não fechariam os contratos com os artistas sem antes ter a permissão das autoridades para a realização da festa.

“O risco para vocês e para nós seriam muito grandes neste caso. Nos últimos anos houve muitos exemplos negativos em que festivais foram cancelados pela polícia quando tudo já estava pronto e o público já estava dentro dos eventos – nós não queremos algo parecido com isso aqui”, diz o comunicado dos organizadores do Fullmoon.

Ao contrário do que acontece em muitos festivais, o Fullmoon adiou, dia após dia, a venda dos ingressos, até que tivesse uma posição definitiva sobre a permissão das autoridades. Assim, não terá que adotar nenhum esquema para devolução do dinheiro ao público. “Não é aceitável para nós vender os ingressos antes que condições básicas não estejam 100% seguras. Esta é a razão pela qual nós não tivemos outra escolha se não cancelar o FMF 2009

De olho na Lua Cheia do dia 26 de julho do próximo ano, o Fullmoon Festival 2010 já tem data marcada – isto se a lei não mudar novamente. Será entre os dias 22 a 27 de julho na cidade de Wittstock.

Por: Marcelo Fontenele - psyte

0 comentários:

Postar um comentário