quinta-feira, 28 de maio de 2009

Liberdade da diferença, liberdade da experiência, liberdade da diversão!

Natureza e tecnologia, música eletrônica e música brasileira, referências passadas e concepções de futuro, imagens produzidas ao vivo e registros audiovisuais, o mainstream e o underground, o campo e a cidade. Deixando de lado as diferenças como empecilhos para relações, a TRIBALTECH detona distâncias através da música eletrônica e se apresenta com um novo formato: o de Festival Multicultural.

A multiculturalidade pode ser uma chave para pensarmos o mundo hoje. Graças às diferentes tecnologias de transporte e de comunicação, fronteiras se diluem e culturas se interpenetram. Fronteiras físicas deixaram de ser fronteiras culturais. Os novos meios de transporte nos permitem assistir shows ao vivo de pessoas que vivem e trabalham do outro lado do mundo. Quilômetros de terras, cordilheiras e oceanos não separam as imagens dos espetáculos televisionados do espectador. Diferentes culturas coexistem na internet colocando o mundo a nossa disposição através de computadores e celulares. E assim temos a consciência de que não apenas coexistimos no mundo com inúmeras outras pessoas e culturas como também desejamos conhecê-las e trocar com elas ritmos, tecnologias, influências... Nos tornamos uma grande tribo tecnológica multicultural.

E dizem por aí que se existe um país onde historicamente diferentes culturas e formas de expressão convivem, trocam e se transformam de forma intensa, este é o Brasil. Outro lugar contemporâneo privilegiado para tais experiências são as grandes cidades. Em um simples passeio pelas ruas podemos encontrar evangélicos, góticos, punks, hippies, skatistas... Nos carros, i-pods e lojas ouve-se de sertanejo ao rock, de samba à música eletrônica...

A TRIBALTECH estabelece-se neste contexto como espaço aberto e privilegiado para a manifestação plena da multiculturalidade ao se tornar um festival onde não existirão fronteiras entre as mais diversas expressões artísticas e culturais – uma confluência de territórios, um terreno fértil para as mais inspiradas misturas e ousadas experimentações. Em sua intensa programação múltiplas possibilidades e potencialidades da arte serão levadas às últimas conseqüências, criando um ambiente lúdico, criativo e, acima de tudo, divertido.

Mais que uma seqüência de apresentações musicais, a TRIBALTECH será uma experiência cultural na qual será possível contemplar e participar da convivência entre as diferenças, onde o mergulho nas múltiplas culturas será praticamente inevitável. Experimentar a diferença é experimentar a liberdade. A música eletrônica será o carro-chefe de um caldeirão onde também borbulharão a música brasileira, o cinema, o teatro e o circo. As artes visuais, a videoarte e a performance são outros futuros ingredientes dessa receita explosiva.

A idéia de multiplicidade estará presente também na estrutura do evento: nesta próxima edição a TRIBALTECH contará com um parque de diversões exclusivo e 05 tendas garantirão espaço, simultaneamente, às diversas manifestações musicais e artísticas que farão da TRIBALTECH um dos maiores festivais do Brasil ao oferecer ao público a chance de experienciar novas sonoridades, de conhecer o trabalho de artistas de diferentes vertentes e de flertar com novas possibilidades de diversão. Tudo isto sem descuidar do social e do meio ambiente: a coleta seletiva do lixo garantirá uma complementação na renda de diferentes famílias e centenas de quilos de alimentos (além de valores em espécie) serão doados para entidades assistenciais.

Numa época onde a tecnologia permeia todas as esferas da sociedade mundial, conectando pessoas, gerando novas formas de relações, democratizando o acesso à informação e ao conhecimento, a TRIBALTECH abre sua estrutura para a produção artística independente, fruto das mais inovadoras tecnologias digitais. Através do Concurso Multicultural, músicos, cineastas e videomakers (amadores e profissionais), e todos aqueles que se utilizam da arte tecnológica para expressar suas idéias e sentimentos podem mostrar seus trabalhos dentro da programação do evento. A interatividade será uma das marcas da TRIBALTECH, onde todos – artistas e não-artistas – encontrarão espaço para a livre expressão de sua arte.

A TRIBALTECH assume, assim, a sua vocação multicultural lançando tendências, unindo opostos, reunindo pessoas e criando um espaço livre com responsabilidade social: liberdade da diferença, liberdade da experiência, liberdade da diversão!

Fonte: Tribaltech

0 comentários:

Postar um comentário