segunda-feira, 11 de maio de 2009

Mostra no CCBB aborda contracultura no cinema

De 13 a 31 de maio, em SP, evento traça uma viagem audiovisual pelas manifestações que mudaram os rumos da história através da música, do cinema, da literatura e da moda.

Foi na década de 50, com os beatniks americanos e seus cabelos despenteados, vestidos em jeans surrados, exaltando o estilo de vida boêmio e a literatura transgressora que produziam, que a contracultura tomou forma em repúdio aos valores do American Way of Life. Dos livros para as praças públicas, do jazz ao rock'n'roll, na década seguinte vieram os hippies e levaram um pouco mais longe aquelas ideias, os cabelos cresceram, as roupas tornaram-se coloridas, a psicodelia e a luta contra a guerra e em favor do amor livre escreveram mais uma página na história da subversão que marcou o século 20.

Chegaram os anos 70, e dos subúrbios londrinos surgiu uma geração com a mesma energia, porém movida pelo pessimismo, afinal, o sonho havia acabado. Era o movimento punk, que depois deu espaço para outras manifestações juvenis, como os yuppies, os grunges, os clubbers, e outras tantas que tentam se colocar na contramão do senso comum. Nem sempre a coerência é aliada desses grupos, aliás, é da contradição que vem a força da contracultura.

Pra quem se interessa na discussão desta e de outras facetas das chamadas tribos urbanas, o Centro Cultural Banco do Brasil estreia na próxima quarta (13) uma programação que vai até o domingo 31 de maio, recuperando o espírito desses movimentos através do cinema. Serão exibidos, ao todo, 20 títulos, representativos dos universos Beatniks, Mods, Glams, Clubbers, Hippies, Yuppies, New Wavers, Skaters, Surfers, Grunges e Punks.

Cada movimento será abordado por dois filmes, exibidos diariamente. A cada sessão durante a semana, o espectador será convidado a dar notas aos filmes. Aos domingos, serão reprisados os melhores longas de cada um dos três ciclos. Entre os destaques da mostra, estão algumas obras que raramente entram nesse tipo de evento, ao lado de outros que são de praxe, mas não menos importantes, como Easy Rider (no destaque).

Vida de Solteiro, por exemplo, de Cameron Crowe, elenca várias histórias paralelas sobre jovens no início da vida adulta, assinalando, de tal forma, um momento singular dos anos 90 elucidado pelo grunge. A trilha sonora inclui Mudhoney, Alice in Chais e Pearl Jam. Inspirado na vida e obra do poeta underground Charles Bukowski, um dos cult movies mais emblemáticos dos anos 80, Crônica de um Amor Louco (foto menor), de Marco Ferreri, também está no apanhado.

Repleto de erotismo e lirismo, o protagonista vive alcoolizado no submundo de Los Angeles, entre prostitutas e marginais, onde fica encantado pela prostituta Cass, com quem inicia um tórrido e trágico romance. Sob consultoria do músico e cinéfilo Tatá Aeroplano, membro das bandas Cérebro Eletrônico e Jumbo Elektro, a curadoria da mostra é da Cinnamon Label, mesma da recente exposição Rebobine, Por Favor, que ocupou o Museu da Imagem e do som em São Paulo. Tatá também mediará debates sobre os temas retratados na telona. Clique aqui para ver a programação completa.

TRIBOS URBANAS NO CINEMA
Realização: Centro Cultural Banco do Brasil
Data: 13 a 31 de maio de 2009
Ingressos: Cinema: R$ 4 e R$ 2 (meia-entrada).
Centro Cultural Banco do Brasil de São Paulo
R. Álvares Penteado, 112 - Centro
11 3113.3651 / 3113.3652
www.bb.com.br/cultura

Acessos:
Estações Sé e São Bento do Metrô. Praças do Patriarca e da Sé.
Acesso e facilidades para pessoas com deficiência física// Ar-condicionado // Loja // Café Cafezal
Estacionamentos:
Opções de estacionamentos particulares na Rua Boa Vista, Rua Senador Feijó e Rua Libero Badaró

Por: Eduardo Ribeiro - skolbeats

0 comentários:

Postar um comentário