quinta-feira, 14 de maio de 2009

Faça as malas e viaje atrás dos melhores festivais de música no mundo

Não importa se eles são realizados em locais onde o calor é quase febril. Não importa que seja horas de longas viagens – de avião, de carro, de ônibus, ou até mesmo a pé. Não importa que as filas sejam gigantescas e os ingressos caros. Os fãs de festivais acham que esses perrengues são na verdade um dos charmes que os mobilizam até lá.

A rede CNN fez uma lista dos 12 melhores festivais de música em todo o mundo, dos Estados Unidos à Nigéria. As opções misturam todos os gêneros musicais e culturais. Se você é daqueles que adoram arrumar as malas e cair da estrada, aí vão algumas dicas de viagem.

1. BONNAROO
Local: Tennessee, nos Estados Unidos
Data: de 11a 14 Junho
Preço: $235

 

O festival Bonaroo (gíria de New Orleans para "o melhor das ruas") teve um crescimento vertiginoso nos últimos oito anos, sendo considerado pela revista "Rolling Stone" o melhor festival de 2008.

O Bonaroo é dedicado ao rock independente e mainstream, hip-hop, e grupos eletrônicos. Bruce Springsteen, Phish, e Snoop Dogg entre os grandes nomes dessa edição.

2. GLASTONBURY
Local: Somerset, na Inglaterra
Data: de 24 a 28 Junho
Preço: $255

 

A história do festival de Glastonbury passa pelos anos 1970, e pelas maiores e melhores bandas do rock. A chuva torna por vezes o local um verdadeiro lamaçal de diversão. O evento conta com mais de 700 atrações por ano, com músicas para todos os gostos. Franz Ferdinand, Blur e Bruce Springsteen são alguns dos nomes para 2009.

3. ROCK AL PARQUE
Local: Bogotá, na Colômbia
Data: de 27 a 29 Junho
Preço: Grátis

O festival Rock Al Parque, fundado pelo ministro da cultura colombiano em 1995, tornou-se a maior festa do rock da América do Sul. Em 2006, 320 mil pessoas estiveram no Parque Simon Bolivar para um fim de semana recheado com as melhores bandas de rock colombianas e nomes internacionais.

4. ROSKILDE
Local: Dinamarca
Data: de 2 a 5 de Julho
Preço $220

Roskilde já é um dos mais míticos festivais europeus e o maior no norte do Velho Continente. Já passaram pelo palco dinamarquês alguns dos maiores nomes da música internacional, como Bob Marley e Bob Dylan. O evento conta com um jornal diário, uma estação de rádio, que funciona 24h, e a maior tenda da Europa, com capacidade para 17 mil pessoas. Este anos o Coldplay, o Oasis e o Nine Inch Nails são as grandes atrações.

5. EXIT
Local: Novi Sad, na Sérvia
Data: de 9 a 12 Julho
Preço: $105

O EXIT foi criado por três estudantes universitários, em 2000, como forma de protesto contra o ex-presidente sérvio Slobodan Milosevic. O festival dedicado aos sons eletrônicos foi considerado o melhor da europa em 2007. Mais de 200 mil pessoas estiveram no EXIT no ano passado, dançando noite adentro nas raves organizadas nos belos arredores da Fortaleza Petrovaradin, um castelo do século XVIII perto do rio Danúbio. Em 2009, Moby, Kraftwerk, e The Prodigy são principais nomes do line-up.

6. THISDAY
Local: Abuja/Lagos, na Nigéria
Datas: não foi divulgada ainda

 

Este festival foi criado em 2006 pelo editor do jornal "Thisday", Nduka Obaigbena, para comemorar o 200º aniversário do fim da escravidão. Em pouco tempo, tornou-se o maior festival de música e moda no continente africano. O evento, segundo o seu criador, procura dar visibilidade aos progressos da África e encontrar soluções sustentáveis para os problemas do continente. Jay-Z, Rihanna e Usher foram as principais atrações em 2008.

7. FUJI ROCK
Local: Naeba, no Japão
Data: de 24 a 26 de Julho
Preço: $410

O maior festival open air do Japão deve o seu nome ao Monte Fuji, o local onde se realizou pela primeira vez o evento, em 1997. Na última década, o Fuji Rock foi transferido para as montanhas arborizadas do resort de ski em Naeba. Trilhas montanhosas e gôndolas transportam as pessoas de palco para palco; os riachos e as florestas fazem com que o Fuji Rock seja considerado o festival mais bonito do mundo. Este ano, o público terá de caminhar entre as montanhas para ver Franz Ferdinand, The Killers e Weezer.

8.LOLLAPALOOZA
Local: Chicago, nos Estados Unidos
Data: de 7 a 9 de Agosto
Preço: $190

Perry Farrel iniciou o Lollapalloza, em 1991, como uma tournê de despedida para a sua banda, os Jane’s Addiction. Porém o festival se tornou o maior palco grunge na década de 90, mas, depois desapareceu com a virada do século. O festival foi revitalizado em 2005 como um tradicional festival de "fim de semana prolongado", em Chicago. Este ano espera-se 200 mil pessoas para conferir um line-up composto por nomes como Kings of Leon, Tool, Depeche Mode e Beastie Boys, entre muitos outros.

9. BESTIVAL
Local: Isle of Wight, de Inglaterra
Data: de11 a 13 Setembro
Preço:$205

Bestival é o festival da moda, que anualmente realiza uma competição de roupas. No ano passado o tema foi "30 mil freaks debaixo do mar" e 2009 é o ano do "Outer Space". Lily Allen, Massive Attack e MGMT fazem parte do line-up deste ano, de um festival que já assistiu a míticas atuações de Jimi Hendrix ou Miles Davis em 1970.

10. PARKLIFE
Local: Austrália
Data: final de Setembro, início de Outubro

O ’festival de um dia’ dá início aos festivais de verão na Austrália. Os sons dançantes são os que comandam o line-up , com Justice, MIA e Muscles no line-up dos dois últimos anos. Os festivais de um dia são seguido por uma festa oficial "After Life", que dura até às primeiras horas da manhã. Prepare-se para um dia bem longo caso seja uma das 100 mil pessoas que queira participar em um dos concertos Parklife, que acontecem nas principais cidades australianas.

11. WOODSTOCK
Local: Cidade do Cabo, na África do Sul
Data: final do outono de 2009

O nome Woodstock, talvez o mais conhecido no mundo dos festivais em todo o mundo, não saí da memória da África do Sul. Mas na última década, o festival sul-africano com o mesmo nome tem sido o maior evento de música no país, acolhendo uma variedade de bandas conhecidas e promissoras do hip-hop. Este ’novo’ Woodstock pode não ter o tédio é simplesmente uma opção".

12. SUNBURN
Local:Goa, na Índia
Data: Dezembro 2009
Preço: Grátis

O festival de Sunburn foi lançado em Dezembro de 2007 como o primeiro de música eletrônica no sul da Ásia, e recebeu ’gigantes’ como Carl Cox ou John ’00’ Fleming. Localizado em Goa, o festival tem as suas raízes no "Goa Trance". O fundador do festival disse que o Sunburn será sempre grátis. O evento é um dos espectáculos que não se pode perder se por acaso esteja na Índia no fim do ano.

Fonte: Essential

0 comentários:

Postar um comentário