quarta-feira, 13 de maio de 2009

A Pedreira é nossa!

Finalmente, uma mobilização em Curitiba pela reabertura da Pedreira Leminski, nosso maior, melhor, mais tradicional e democrático espaço para shows e cia.

Acessem o site, assinem e divulguem!

O vereador Jonny Stica (PT), juntamente com empresários de eventos artísticos de Curitiba, estudantes, comerciantes do bairro Abranches e a sociedade civil, deu início à campanha A Pedreira é Nossa! "Trata-se de um grupo de pessoas que não se conforma com o fechamento da Pedreira Paulo Leminski. Assim, resolvemos unir forças para a reabertura do espaço artístico mais democrático da cidade", explica o parlamentar.

O espaço foi fechado em 2008 devido a uma liminar da Justiça, que acatou uma ação do Ministério Público do Paraná (MP-PR), feita em nome de alguns moradores da região que reclamam de barulho em dias de shows e pedida após três shows ultrapassarem o horário estabelecido pela prefeitura. "Entendemos a situação de quem mora perto da Pedreira em não querer conviver com barulho e bagunça. Mas criando uma regulamentação criteriosa para o uso e penalidades severas para quem descumprir - o que os produtores já se comprometeram em seguir à risca - minimizamos o impacto para a região", diz Jonny.

Atualmente, para que um show seja realizado no local, é preciso de uma permissão especial dada pelo juiz encarregado do caso. "Mas, na prática, após a decisão, houve um show, feito graças a uma liminar", lembra o parlamentar.

A campanha recebeu até mesmo o apoio do presidente da Fundação Cultural de Curitiba (FCC), Paulino Viapiana, que se comprometeu em ajuda a causa. "O fechamento do local está trazendo inúmeros prejuízos para a classe artística e para a cultura e a economia de Curitiba", lembra o vereador.

O objetivo da campanha é conseguir um acordo entre o MP-PR e a FCC sobre a ação que corre na 4.ª Vara de Fazenda de Curitiba. Para isso, o grupo lançou o site www.apedreiraenossa.com.br para angariar adesões a um abaixo-assinado pedindo a reabertura. "Para que haja sensibilização do Poder Judiciário, é fundamental que o curitibano mostre mobilização para que a campanha dê certo", diz Jonny.

Na área cultural, a campanha A Pedreira é Nossa! é a primeira grande ação do vereador, o mais jovem parlamentar da atual legislatura. "A cultura, ao lado do meio ambiente e de ações voltadas para a juventude, será uma das principais preocupações do mandato", explica.

Além do vereador, encabeçam a campanha, entre outros, os produtores Mac Solek (Prime Eventos), Fábio Neves (Seven Shows), Patrick Cornelsen (Planeta Brasil) e Diogo Busse (Oxigênio Eventos).

Por: João Anzolin - rraurl

0 comentários:

Postar um comentário